Saúde

Japaratinga inicia campanha de vacinação contra gripe

Imunização é feita nos postos de saúde do município

Por Maurício Silva 14/04/2023 15h03
Japaratinga inicia campanha de vacinação contra gripe
Vacina está disponível em todos os postos do município - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Os moradores (que são dos grupos prioritários) do turístico município de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, já tem disponível para a vacinação o imunizante contra a gripe. A campanha de vacinação contra a influenza iniciou nesta sexta-feira (14) e o imunizante se encontra em todos os postos de saúde da cidade litorânea.

Os grupos prioritários da campanha nacional contra a gripe são: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas. Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A secretária de Saúde de Japaratinga, Maria do Carmo da Silva Barbosa, ressaltou que a vacinação contra a gripe é um grande avanço para a saúde pública. “Após a entrada dessa vacina muitas crianças deixaram de crises graves de gripe. Nós gripamos, mas de uma forma grave ficou bem menos após a vacinação”, destacou.

Maria do Carmo frisou que o município tem adotado iniciativas para que a campanha seja exitosa. “Todas as nossas unidades estão com a vacina. Cada uma deixamos aberto para que cada uma faça o Dia D na própria unidade e porta a porta. Já está finalizando a escala onde Boqueirão, Bitingui, Barreiras, Cais, Usina São Gonçalo, todas essas localidades têm sua programação por área”, informou.

A secretária fez recomendações também para outras vacinas. “A gente recomenda que todas as pessoas dos grupos prioritários para procurar o agente de saúde, a sua área, seu posto e saiba quais vacinas vai precisar tomar por conta que têm outras vacinas como a da covid-19, que é uma demanda”, disse. Para se vacinar contra a gripe é preciso ter em mãos: cartão de vacina, cartão do SUS e CPF.

Com apuração de Isac Silva*