Segurança

SSP capacita gestores regionais de educação sobre estratégias de prevenção à violência nas escolas

Gestores conheceram protocolos básicos de prevenção e segurança nas escolas e métodos para monitorar e prevenir a ocorrência de atos violentos no ambiente escolar

Por Agência Brasil 19/04/2023 16h04 - Atualizado em 19/04/2023 17h05
SSP capacita gestores regionais de educação sobre estratégias de prevenção à violência nas escolas
Chefia de Prevenção e Articulação de Políticas de Segurança reforçou protocolos básicos e emergenciais de segurança - Foto: Ascom SSP/AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública ministrou uma capacitação sobre estratégias de prevenção à violência para os gestores das 13 Gerências Regionais e chefes do Núcleo de Redes de Educação de Alagoas. A instrução ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, e foi coordenada pela Chefia de Prevenção e Articulação de Políticas de Segurança da SSP.



Durante as palestras foram apresentados protocolos básicos de prevenção e segurança nas escolas e métodos para monitorar e prevenir a ocorrência de atos violentos no ambiente escolar. Entre as ações de curto prazo reforçadas pela equipe estão o controle de acesso e o uso de um circuito de segurança.







Além disso, foi explanado sobre o planejamento que deve ser seguido em casos de emergência, tanto para situações de violência, quanto em casos de incêndio. De acordo com o chefe de Prevenção da SSP, major Iran Rêgo, o plano deve ser acionado a partir do momento em que os diretores e coordenadores escolares identificarem os fatos.



“Os gestores devem acionar as forças de segurança de forma imediata. Nossas instituições estão aptas para atuar no plano de defesa, que deve ser posto em prática para sanar qualquer tipo de violência e garantir a tranquilidade não só da comunidade escolar, mas também da sociedade como um todo”, afirmou o major Iran. Ele também reforçou a importância das orientações para os próprios alunos, o que já vem sendo feito pelas polícias Civil e Militar em todo o Estado.



As ações conjuntas de combate à violência nas escolas devem ser permanentes. Segundo o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, tenente Alex Acioli, pelo menos uma vez por mês o trabalho preventivo deve ser debatido em reunião com os gerentes regionais. “Iremos aproveitar a reunião mensal que eles já realizam para manter esse diálogo. Será um encontro para analisar como está a segurança no âmbito escolar e propor ações para reforçar a prevenção”, disse ele.



A capacitação também foi acompanhada pela secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, que reforçou a importância sobre esse trabalho conjunto. “Acertamos em criar a mesa de situação, pois nela iremos analisar os casos e dados mensais relacionados à violência nas escolas, com o objetivo de alinhar e planejar as ações integradas de enfrentamento”, reiterou ela.