Meio ambiente

Base Avançada de Porto de Pedras do Peixe-Boi retorna ao CMA

Mudança foi feita pelo ICMBio

Por Maurício Silva 04/05/2023 14h02
Base Avançada de Porto de Pedras do Peixe-Boi retorna ao CMA
Base Avançada de Porto de Pedras fica no rio Tatuamunha - Foto: Assessoria

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu pelo retorno de gestão da Base Avançada de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, que trata dos peixes-boi marinho, ao Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA). A portaria foi publicada pelo presidente do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira, na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).

A Base Avançada na turística Porto de Pedras fica no rio Tatuamunha e foi inaugurada pelo ICMBio em abril de 2015. A unidade fica bem na região central da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e tem como finalidades ampliar as ações de conservação e manejo da biodiversidade marinha na região; desenvolver as atividades de aclimatação, soltura e monitoramento de peixes-bois marinhos na natureza, além de ser um importante polo de promoção da participação social na gestão da APA.

Antes do retorno de gestão para o Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), a base da cidade litorânea estava era gerida pelo pelo ICMBio através da chefia da APA Costa dos Corais. Agora a expectativa é que a gestão da base melhore e desafogue o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Costa dos Corais. Com a portaria do ICMBio nº 1.433, o ICMBio Costa dos Corais continua sendo um NGI, mas agora apenas da APA Costa dos Corais e da Rebio Saltinho.

Projeto Peixe-Boi

O Projeto Peixe-boi foi criado pelo Governo Federal em 1980 e desde 1994 realiza no Estado de Alagoas as solturas de peixes-bois reabilitados em cativeiro. A Base Avançada para o Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras é uma estratégia importante para a recolonização de uma área histórica de ocorrência do peixe-boi marinho. A Base também é considerada estratégica para a gestão da APA Costa dos Corais, por estar localizada no centro da unidade.