Geral

Como começar a sua carreira de freelancer agora

Por 7Segundos 01/06/2023 10h10
Como começar a sua carreira de freelancer agora
Como começar a sua carreira de freelancer agora - Foto: Divulgação

Confira as nossas dicas para quem quer começar a trabalhar como freelancer, e veja como conquistar o seu primeiro cliente para começar a sua carreira.

Como começar a sua carreira como freelancer e conquistar o seu primeiro cliente


O trabalho de freelancer é muito mais intenso do que você imagina, mas se você quer começar a sua carreira e trabalhar de casa, hoje temos algumas dicas bem importantes. Por exemplo, um freelancer pode tanto fazer aplicativos quanto textos, além de reviews para sites como o https://verdecasino.com/pt-br/category/slots
e muitos outros.

Mas se engana quem acha que o trabalho é simplesmente entregar o que foi pedido no contrato, muito pelo contrário. Ser um freelancer é muito mais trabalhoso e complexo do que muita gente imagina. E a primeira coisa para você começar a sua carreira é escolher uma área na qual você queira atuar.

Escolha uma área de atuação


O mais interessante no trabalho de freelancer, é que você vai poder escolher várias áreas de atuação diferentes. Não necessariamente você precisa trabalhar apenas em uma área, já que quanto maior for o seu conhecimento em diversas áreas, maiores vão ser as chances de você fechar um contrato. Veja algumas das áreas mais populares atualmente.

● Redação;
● Design;
● Programação;
● Dublagem;
● Tradução;
● Edição.

O mais legal é que você não tem que ser formado em nenhuma faculdade para trabalhar como freelancer. Entretanto, você precisa ter um amplo conhecimento no setor em que for trabalhar. Por exemplo, de nada adianta você fechar um contrato para criar um aplicativo se você não sabe como fazer isso.

O principal fator que vai diferenciar você dos outros freelancers, é o seu comprometimento e a sua capacidade técnica. Você tem que se garantir no que faz, e quanto mais complexo for o contrato, mais capacidades você precisa possuir dentro dos setores escolhidos.

Como cadastrar-se em vários sites de freelancer e conseguir clientes


Para ampliar as suas chances de conseguir fechar um negócio como freelancer, é necessário que você esteja cadastrado em vários sites de freelancers. Existem várias opções no mercado, mas é importante se cadastrar naquelas que são realmente confiáveis.

Uma boa pesquisa vai indicar que plataformas como Fiver e Upwork, são opções excelentes para quem quer começar a trabalhar de forma independente. A melhor escolha é se cadastrar em sites estrangeiros para procurar por clientes que queiram contratar brasileiros.

Por conta disso, é essencial que você saiba falar em inglês, ou pelo menos se comunicar em inglês, para ter as melhores propostas de trabalho. Lembrando que vai fazer parte do seu dia a dia se candidatar para o máximo de propostas diferentes.

E se você for iniciante, não se preocupe muito com o valor do contrato. Muito provavelmente você vai começar com os trabalhos mais simples. Esses contratos não são muito rentáveis, mas são eles que vão fazer o seu renome dentro da plataforma. Quanto mais contratos você mandar, maior será a chance de você fechar uma parceria!

Organize o seu tempo para conseguir trabalhar adequadamente

Assim que você conseguir o seu primeiro trabalho, é muito importante que você faça uma boa organização do seu horário. Trabalhar como freelancer significa que você é o seu próprio chefe, o que é muito mais complicado do que parece.

Em um ambiente de trabalho normal, geralmente você tem alguém ‘’acima’’ de você, que faz as cobranças e demanda os trabalhos. Como um freelancer, você vai ter tanto que fazer o trabalho de gerenciamento quanto a produção do trabalho em si.

Isso sem falar que você também vai ter que gerenciar a sua vida pessoal, algo que requer muita atenção e disciplina. Mas uma boa organização, com certeza, vai ajudar muito na hora de você conseguir fazer com que o seu tempo renda.

O lado positivo é que você não tem um horário de trabalho fixo. É você quem decide quando vai começar e quando vai parar, podendo trabalhar apenas nos horários em que é, naturalmente, mais produtivo. Apenas lembre-se que, por mais que você não tenha a cobrança de um chefe, você ainda tem prazos para respeitar na entrega do trabalho.

Não dependa apenas dos seus ganhos mensais


Uma coisa muito importante para seu sucesso como freelancer, e também para você não ter problemas financeiros, é nunca depender exclusivamente do quanto você está ganhando para pagar as contas. O salário de um freelancer nunca é fixo, e ele sempre vai variar dentro de uma média, podendo ser mais alto ou mais baixo, dependendo do mês.

Por conta disso, não apenas você tem que regular seus gastos, e sempre comprar as coisas de forma planejada, mas também tem que ter uma boa reserva de emergência. Muitas vezes você pode perder um cliente do dia para a noite, seja porque o contrato chegou ao seu fim, ou porque o cliente decidiu cancelar o projeto.

Não existe uma forma de você prever quando isso vai acontecer, e por conta disso é importante sempre estar muito bem preparado. Uma reserva de emergência é essencial, já que assim você consegue garantir que não vai se endividar ou passar necessidade.