Política

Lula recebe Lira no Alvorada depois de críticas à articulação do governo

Presidente da República ouviu do presidente da Câmara que o governo precisa melhorar diálogo com parlamentares

Por R7 05/06/2023 15h03
Lula recebe Lira no Alvorada depois de críticas à articulação do governo
Lula e Arthur Lira na cerimônia de posse presidencial - Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira (5) após uma semana marcada por insatisfação do Congresso Nacional com a articulação política do governo e a relação com o Parlamento. O encontro não estava previsto na agenda oficial de nenhum dos dois. Lula e Lira tomaram café da manhã juntos e conversaram por cerca de uma hora.

Na última semana, o governo ficou perto de uma derrota histórica e correu o risco de perder boa parte da estrutura ministerial que está em funcionamento desde o início do ano. A medida provisória assinada por Lula que definiu a composição da Esplanada foi aprovada no último dia legal antes de perder a validade, e os principais líderes do Congresso disseram que a proposta só não foi rejeitada em solidariedade à base do governo no Parlamento.

Após a votação, Lira admitiu o incômodo com as falhas do governo e disse que a Câmara deu um último voto de confiança ao presidente. “A Câmara, os líderes de partidos independentes, que não estão na base, reconheceram a necessidade de dar mais uma oportunidade ao governo. Portanto, nós estamos longe ainda de comemorar uma base, como alguns tentam passar”, afirmou ele.

“Daqui para a frente, o governo tem que andar com as próprias pernas, e não haverá nenhum tipo de sacrifício dos parlamentares. O governo sabe e tem consciência de que a acomodação política não está feita, não tem base consolidada, e convencemos nossos deputados de que é importante que o governo tenha sua gestão”, completou.

O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), reforçou as críticas. “Depois que ficamos até a meia-noite fazendo lavagem de roupa suja, devo dizer que a insatisfação é geral, todos os líderes reconhecem. Tudo isso é fruto da forma contraditória, desgovernada, da falta de uma base estabilizada.”