Saúde

Hospital Regional completa três anos de funcionamento em Porto Calvo

Unidade hospitalar beneficia mais de 150 mil pessoas

Por Maurício Silva 07/07/2023 15h03
Hospital Regional completa três anos de funcionamento em Porto Calvo
Hospital Regional do Norte fica localizado entre as rodovias AL 105 e AL 460 - Foto: Assessoria

Inaugurado em 6 de julho de 2020 e passando a funcionar um dia depois, o Hospital Regional do Norte (HRN) celebra nesta sexta-feira (7) três anos de funcionamento na cidade de Porto Calvo. A unidade hospitalar beneficia mais de 150 mil pessoas na região.

Quando foi inaugurado em julho de 2020, em plena pandemia do novo coronavírus, a unidade que fica no bairro Mangazala, atendeu exclusivamente pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a covid-19. O hospital foi um equipamento muito importante na luta contra o vírus em Alagoas. Em novembro de 2021, o HRN mudou o perfil assistencial e passou a ser porta aberta e começou a atender todos os tipos de patologias.

O diretor médico do HRN, Nicolau Viana, celebrou a data. “É com muita alegria que hoje estamos comemorando três do Hospital Regional do Norte e essa comemoração, ela vai muito além, porque, ela significa pra gente cada vida que foi salva, cada cirurgia bem sucedida, cada criança, que vem ao mundo na nossa maternidade com saúde, com conforto, com segurança. Então hoje, eu aqui para agradecer todos os envolvidos durante todo esse processo, aos profissionais, ao Governo do Estado por ter proporcionado esse grande marco na saúde aqui da Região Norte”, destacou.

O HRN é a maior referência em saúde pública da região e atende os moradores de: Porto Calvo, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Novo Lino, Campestre e Colônia Leopoldina.

O Hospital Regional do Norte conta com 133 leitos, sendo 100 Clínicos e 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No HRN, realizam-se cirurgias de Média e Alta Complexidade nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia, além de Cardiologia, Neurologia, Ginecologia, Nefrologia e Urologia.

Construído em uma área de 11.320 m², hospital recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 30,7 milhões do Governo do Estado. O Centro de Referência em Especialidades, localizada em prédio anexo ao HRN, foi construída com recursos próprios do Tesouro Estadual, da ordem de R$ 5.890.000,00.

No Centro de Referência em Especialidades, os moradores da II Região de Saúde contam com um serviço exclusivo para o tratamento de diversas doenças. Para assegurar um diagnóstico preciso e agilizar a assistência, o serviço conta com equipamentos de última geração, como Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital e Ultrassonografia com Doppler.