Religião

Paróquia de São Bento em Maragogi será recriada nesta terça-feira

Programação inicou com alvorada festiva

Por 7Segundos com Assessoria 11/07/2023 14h02 - Atualizado em 11/07/2023 14h02
Paróquia de São Bento em Maragogi será recriada nesta terça-feira
Igreja Matriz no povoado São Bento - Foto: Assessoria

A arquidiocese de Maceió vai celebrar na tarde desta terça-feira feira (11) a reinstalação canônica da paróquia de São Bento, localizada no turístico município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. São esperadas centenas de fiéis que participarão da celebração da mais “nova” e antiga paróquia.

Antes da oficialização da recriação da Paróquia de São Bento, aconteceu uma alvorada festiva nas ruínas de São Bento às 5h. Logo depois, foi realizada a missa na igreja matriz. No período da tarde, ocorrerá, a partir das 16h30, saindo da matriz de Nossa Senhora das Candeias, da cidade de Japaratinga, a carreata com a imagem de São Bento. Depois será celebrada a eucarística e recriação da paróquia, presidida pelo Arcebispo Arquidiocesano Dom Antônio Muniz Fernandes.

A história da antiga Paróquia de São Bento remonta o início do século XVIII, quando, sob o papado de Clemente XI, a antiga Diocese de Olinda, através de seu 5º bispo, Dom Manuel Álvares da Costa, cria, no ano de 1718, a Freguesia de São Bento. Ali, ao longo de mais de 200 anos, foi o local de encontros religiosos e culturais, até a transferência da sede paroquial para o Centro de Maragogi, onde Santo Antônio passou a ser o novo padroeiro.

Em 22 de março de 2015, sob o papado de Francisco, a Arquidiocese de Maceió, por meio do 9º arcebispo, Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm, criou a paróquia de Nossa Senhora das Candeias e São Bento, em Japaratinga, anexando o território da comunidade e elevando São Bento a co-padroeiro paroquial.