Agricultura

Ação Cidadania do Incra realiza serviços de regularização em Maragogi

Atividades iniciaram nesta terça-feira (18)

Por 7Segundos 18/07/2023 15h03 - Atualizado em 18/07/2023 15h03
Ação Cidadania do Incra realiza serviços de regularização em Maragogi
Unidade itinerante está estacionada no assentamento Nova Jerusalém - Foto: Isac Silva/7 Segundos

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está realizando uma ação itinerante de regularização de documentos na cidade de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A ação que começou nesta terça-feira (18) termina na próxima quinta-feira (20).

A ação está sendo feita pela primeira vez em Maragogi, a unidade móvel “Ação Cidadania” está estacionada no assentamento Nova Jerusalém, na zona rural do município litorâneo, para receber os agricultores. O órgão oferece os serviços de emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) de forma imediata, além de Contratos de Concessão de Uso (CCU) e os Títulos Definitivos que serão entregues na quinta (20).

O superintendente do Incra em Alagoas, César Lira, explicou como funciona o ônibus itinerante. “A unidade móvel é um escritório todo climatizado e equipado com computadores com internet. Agora a gente tem mais velocidade, porque conseguimos receber as demandas e de imediato entregar os documentos”, contou César Lira.

Servidores do Incra trabalham dentro do ônibus itinerante. Foto: Isac Silva/7Segundos

Nesta terça, a unidade recebeu seis dos dezoito assentamentos de Maragogi. o presidente do assentamento Costa Dourada, Antônio Amaro da Nascimento, foi um dos agricultores atendidos. Para ele essa ação é um grande beneficio para quem vive nos assentamentos mais distantes da capital alagoana e tem dificuldade em acessar o órgão. “Muita coisa avançou, né? Muita gente estava com problema nos documentos e agora está podendo organizar as associações”, disse o agricultor.

Agricultor Antônio Amaro da Nascimento de 50 anos. Foto: Isac Silva/7Segundos




Manter os documentos que são disponibilizados pelo Incra regularizados garantem diversos benefício para os agricultores, entre eles a permissão para vender as mercadorias produzidas no assentamento para empresas privadas e órgãos públicos. Além de dar acesso a políticas públicas.