Educação

Japaratinga: inauguração de creche muda realidade do povoado Boqueirão

Moderno equipamento foi inaugurado neste domingo (23)

Por Maurício Silva 24/07/2023 08h08 - Atualizado em 24/07/2023 16h04
Japaratinga: inauguração de creche muda realidade do povoado Boqueirão
Creche mudou totalmente a realidade do povoado Boqueirão - Foto: Allex Nazário / Assessoria

O crescimento do setor turístico trouxe muitos empregos para as mulheres no município de Japaratinga e agora as mães já podem sair para trabalhar tranquilas. É que o prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) inaugurou a Creche Escolar Nicolly Sophia Buarque Ferreira, no povoado Boqueirão. O moderno equipamento público foi inaugurado na tarde deste domingo (23) em alusão aos 63 anos de Emancipação Política da cidade do Litoral Norte de Alagoas.

A partir deste domingo a realidade agora é outra para as mamães que vivem no Boqueirão: elas agora podem trabalhar tranquilamente enquanto os filhos estão sendo muito bem cuidados na Creche Escolar Nicolly Sophia Buarque Ferreira, que foi construída com recursos próprios da Prefeitura de Japaratinga e vai comportas mais de 100 crianças. A construção da instituição era um pedido de décadas dos moradores. O 23 de julho foi um momento histórico para quem vive na comunidade.

O prefeito Déo disse que a creche toca em seu coração. “Essa creche é um sonho dessa população do Boqueirão. Junto com meu amigo Jal, a gente conversava muito e a gente achava que não ia poder realizar esse sonho de toda essa população do Boqueirão, que o pessoal queria sair para trabalhar, as mães, mas não tinham onde deixar os filhos e a gente fez a promessa de construir a creche e, graças a Deus, está aqui uma coisa que ainda acredito que não é verdade, que não é realidade”, ressaltou.

O vice-prefeito Jailton dos Santos ‘Jal’ ficou muito emocionado e a creche tem o nome da sua neta que faleceu. “Para mim representa um sonho. Um sonho onde falei que Deus tinha um plano na minha vida e eu não sabia o plano de Deus. Mas primeiro perdi minha neta, depois Deus me deu de presente outra neta e uma creche, com o nome da minha neta, e isso para mim foi o propósito de Deus na minha vida e hoje eu digo estou realizado com a construção da creche ao lado do prefeito Déo. A gente fez o melhor para Boqueirão. Estamos realizando um sonho, que é a inauguração dessa creche”, destacou.

A secretária de Educação, Maria José Pereira 'Zeza', fez um discurso de emoção, agradecendo a Deus, ao prefeito Deo, ao vice Jal e a todos. "A educação transforma a realidade. Meus companheiros e companheiras de trabalho, de luta, estão sempre comigo no mesmo compasso e comprometidos com a Educação de Japaratinga. A vocês da Educação de Japaratinga, da Secretaria de Educação, o meu muito obrigado", disse.

O vereador Mequinho da Cícera (MDB) também fez um discurso muito emocionado e ficou muito feliz com entrega do equipamento. O parlamentar ressaltou que o equipamento é essencial para o Boqueirão. A ex-vereadora Cícera Trindade foi outra pessoa que não conteve a emoção com a inauguração. Ela agradeceu muito ao prefeito e ao vice-prefeito pela conquista. A ex-parlamentar lutou muito para que a creche chegasse.

A Natália Silva dos Santos, de 28 anos, trabalha como porteira e a inauguração da creche foi muito celebrada por ela e várias mamães do povoado. “Essa creche é uma oportunidade para todas as mamães que querem sair de casa para trabalhar e as vezes a gente não tinha com quem deixar as crianças e é uma ótima oportunidade para todas as mães. É um local de segurança, comodidade e hoje, graças ao prefeito Déo e ao vice Jal, a gente conseguiu. Para a gente é um grande avanço na nossa cidade e também um motivo de muito orgulho para todas as mães”, comemorou.

Outras inaugurações

O prefeito Déo e o vice Jal lideraram neste domingo (23) as inaugurações da reconstrução dos prédios da Controladoria, Procuradoria e Comissão Permanente de Licitação (CPL). Na oportunidade foram entregues um veículo para ser o carro da vacina e um caminhão compactador (doado pelo Estado).

O gestor deu ordens de serviços para as seguintes obras: construção de casas populares, reconstrução da praça Padre Cícero (Centro), construção da praça do Alto da Boa Vista (Alto da Coruja), construção de uma praça na Copaoba e a reconstrução das bicas das Barreiras do Boqueirão.

Sábado

No sábado (22) o prefeito inaugurou a pavimentação da rua Maria de Melo Régis (Pontal/Centro); seguido da reconstrução da praça Maria Pinto Calaça (Pontal/Centro); Posto de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros na Praia de Japaratinga; e inaugurou o Chafariz do Gulandim, no povoado Boqueirão.