Saúde

Prefeitura de Maragogi promoverá Semana da Vigilância Sanitária

Evento acontece entre os dias 1 a 5 de agosto

Por 7Segundos 26/07/2023 17h05 - Atualizado em 26/07/2023 17h05
Prefeitura de Maragogi promoverá Semana da Vigilância Sanitária
Sede da secretaria de saúde em Maragogi - Foto: Isac Silva/ 7Segundos

O dia Nacional da Vigilância Sanitária é celebrado no dia 5 de agosto, em alusão a essa data, a Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a Semana da Vigilância Sanitária entre os dias 1 e 5 de agosto.

O intuito da ação é levar orientação aos estabelecimentos, feirantes e ambulantes sobre as normas de vigilância que eles devem seguir, além de promover a regularização dos ambientes, alimentos e serviços prestados à população.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Roseane Pinto, explicou que o órgão trabalha com a prevenção para que as doenças sanitárias não sejam proliferadas. O principal objetivo é resguardar a saúde humana. “Não importa se a ameaça é invisível, a Vigilância Sanitária de Maragogi sempre estará de olho bem aberto para promover e proteger a saúde humana”, afirmou Roseane.

Roseane Pinto. Foto: Isac Silva/7Segundos

Na programação do dia 1° de agosto será realizado o encontro com estabelecimentos do setor de alimentos das 8h às 11h no auditório do hotel Praia Dourado.

Já no dia 2, o encontro será a tarde das 14h às 16h no auditório da Secretaria Municipal de Educação, dessa vez com estabelecimentos do ramo de saúde e beleza. Durante o dia 3, a equipe da vigilância estará na sede da Secretaria de Saúde para atender todo público com orientações.

No dia 4, a Secretaria de Saúde estará aberta para realizar o cadastro de ambulantes e feirantes do município.

O último dia será separado para atividades internas para que o órgão faça um balanço do evento.

A coordenadora ainda informou que a população pode fazer denuncias a Vigilância Sanitária. Casos como alimentos estragados ou fora da validade devem ser notificados ao órgão. Ela ainda como funciona o trabalho da vigilância. “A gente primeiro orienta, faz a inspeção, notifica e só no extremo damos o auto de infração que gera um processo”, disse Roseane.