Turismo

Agentes de viagens conhecem Rota Gastronômica da Macaxeira

Roteiro promovido pelo Sebrae passou por casas de farinha, comunidades e restaurantes que comercializam pratos tradicionais

Por Assessoria 08/08/2023 15h03
Agentes de viagens conhecem Rota Gastronômica da Macaxeira
Cadeia das Artes, na turística Porto de Pedras, foi um dos pontos visitados - Foto: Assessoria

A Rota Gastronômica da Macaxeira, concentrada na região da Costa dos Corais, no Litoral Norte do Estado, foi apresentada a operadores e agentes de viagens de Maceió durante um famtour promovido pelo Sebrae Alagoas. Eles passaram pelos municípios de Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, todos integrantes da Instância de Governança Costa dos Corais.

A rota, além de gastronômica, tem o viés do turismo de experiência e de base comunitária. “Por lá, o turista pode visitar a casa de farinha na área rural de São Miguel dos Milagres, uma experiência na comunidade de Bom Despacho para vivenciar a história e manifestações culturais, assim como uma passagem pela Cadeia das Artes em Porto de Pedras”, um prédio centenário restaurado pelo município, onde, além do artesanato, se pode comer o melhor bolo de macaxeira da região, revela Alanna Klengues, trainee em gestão de projetos do Sebrae Alagoas.

“Também pode ter uma experiência gastronômica com um menu baseado na macaxeira, preparado pela chef Simone Muniz, do restaurante Delícias Alagoanas, e fazer uma parada no restaurante Pituba, na Barra de Santo Antônio, onde a pedida obrigatória é o melhor bolinho de macaxeira de Alagoas”, completa.

Vega Vergetti, diretora-executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL), foi uma das participantes do famtour e destacou que o setor de alimentação fora do lar está à disposição para ajudar na promoção da rota.

“Essa experiência da Rota da Macaxeira foi muito interessante. Estamos extremamente dispostos a contribuir no que for preciso junto ao Sebrae e às instâncias de governança. Porque é essa a nossa função, ajudar a desenvolver e facilitar o espírito empreendedor do pessoal. Todos os locais que visitamos foi uma experiência única, muito bom”, afirma.

Entre os representantes do poder público, a analista em turismo Mariana Bernardo, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de São Miguel de Milagres, lembrou o fato de ser o primeiro famtour promovido pela Instância de Governança Costa dos Corais.

“A gente vem construindo, há algum tempo, essa proposta da rota para oferecer um turismo de base comunitária além do sol e mar, voltado para a economia de experiência, onde as pessoas podem vivenciar o dia a dia de uma casa de farinha, por exemplo, além de conhecer um pouco mais do artesanato local”, diz.

“A ideia é agregar os municípios que têm produtos e equipamentos voltados à produção da macaxeira. Pessoas que contribuam com esse turismo de base comunitária como ferramenta inicial. Está sendo um dia importante de descobertas sobre as possibilidades de vivenciar a região da Costa dos Corais”, completa.

Keyner Alcântara, diretor da agência de viagens Partiu Excursões, saiu da experiência “encantando” com o que viu – e saboreou – na Rota Gastronômica. “Estou realmente muito feliz por ter sido convidado e com o resultado. É um roteiro com sabores maravilhosos e com muita cultura, uma exposição de cultura sensacional. Essa rota é mágica e precisa ser vivenciada por outras pessoas. Eu espero muito ser um intermediário dessa vivência para diversos visitantes que queiram aprender e apreciar mais essa cultura local”, avalia.

Rota da Macaxeira tornou-se grande atrativo no Litoral Norte. Foto: Assessoria