Justiça

TJAL inaugura reestruturação da sede do Fórum de Maragogi

Após 10 anos de funcionamento, a comarca passou por adequações e reforma estrutural

Por 7Segundos com Assessoria 17/08/2023 15h03 - Atualizado em 17/08/2023 15h03
TJAL inaugura reestruturação da sede do Fórum de Maragogi
Reforma teve um investimento de R$ 400 mil - Foto: Isac Silva/7Segundos

O Poder Judiciário de Alagoas inaugurou a reestruturação do Fórum de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, nesta quinta-feira (17). O prédio Melchíades Lindoso passou por adequações e intervenções tanto nas áreas externas, quanto na edificação para dar maior conforto aos servidores e usuários da justiça.

“O prédio tem cerca de 10 anos de inaugurado, mas sofreu agora a sua primeira grande intervenção devido às necessidades que acontecem com o tempo e com a deterioração. Então o presidente Fernando Tourinho como sua sensibilidade e a sua capacidade de gestão atende os pleitos de servidores, dos advogados e da sociedade local”, informou o secretário da Organização dos Advogados do Brasil (OAB), Henrique Vasconcelos.

Autoridades estiveram presentes na solenidade. Foto: Isac Silva


O fórum atende demandas das cidades vizinhas tanto de Alagoas como de Pernambuco. “Maragogi é uma comarca de médio porte que que tem uma demanda grande com mais de 3.000 processos chegando a 4.000 processos. Então é um público não só de Maragogi como todo em torno da cidade que passa por aqui e que certamente será melhor atendida a partir de agora”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho.

Presidente do TJAL, Fernando Tourinho. Foto: Isac Silva/7Segundos


A reforma que foi conduzida pelo Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA) do Tribunal, teve um investimento de R$ 400 mil e durou cerca de dois meses. Os recursos foram providos pelo Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

Prefeito Sérgio Lira esteve entre as autoridades presentes. Foto: Isac Silva


Para o secretário municipal de Assistência Social de Maragogi, Major Paulo Nunes, a reforma também significa dignidade para quem utiliza do serviço público. “É mais um ganho pra população, principalmente a população mais carente que necessita tanto da justiça e que geralmente recorre ao poder público. A gente vê um um patrimônio do Poder Judiciário sendo reformado para dar melhores condições para atender a população é um momento de alegria um momento de satisfação”, disse o Major.

Paulo Nunes ao lado do presidente do TJ; Major disse que o prédio reestruturado é bom para a sociedade. Foto: Isac Silva


O atual desembargador José Carlos Malta também esteve presente na inauguração. Ele relembrou que durante a construção do fórum de Maragogi, ocupava o cargo de presidente do Tribunal de Júri e fez a entrega do prédio em 2014. “A vida nos reservas umas surpresas muito agradáveis. Eu na condição de desembargador, recebi um convite do presidente Fernando pra acompanhá-lo hoje na inauguração das melhorias no Fórum da Comarca de Maragogi e quando cheguei aqui me lembrei que coincidentemente, esse fórum foi iniciada na gestão do presidente Sebastião Costa Filho e coube a mim como presidente do tribunal a época concluir e inaugurá-lo e em julho de 2014”, contou o desembargador.

Algumas das adequações realizadas foram: implantação de piso tátil e de corrimão nas rampas; substituição de toda iluminação externa por LED; instalação dos portões de acesso aos veículos e criação de acesso exclusivo para camburão; manutenção geral de esquadrias, cobertas, splits, rampas e calçadas; e reestruturação do salão do júri.

Servidores aprovaram a reestruturação do Fórum Melchíades Lindoso. Foto: Isac Silva