Política

Delegado Fabio Costa reúne-se com Banco Central em busca de soluções contra estelionatos e fraudes digitais

Por Assessoria 29/08/2023 09h09
Delegado Fabio Costa reúne-se com Banco Central em busca de soluções contra estelionatos e fraudes digitais
Delegado Fabio Costa reúne-se com Banco Central em busca de soluções contra estelionatos e fraudes digitais - Foto: Assessoria

Em resposta ao alarmante aumento de crimes de fraudes bancárias digitais no Brasil, o deputado Federal Delegado Fabio Costa e o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol/GO), delegado Adriano Costa, realizaram uma reunião com a equipe técnica do Banco Central do Brasil (BCB). O encontro contou com a participação de Juliana Sandri, Carlos Eduardo da Cunha, Denis Carvalho, Bruno Peres e Paula Leite, todos representantes do Banco Central. A reunião teve como objetivo discutir estratégias conjuntas e soluções legislativas efetivas para combater a crescente número de fraudes bancárias digitais que têm afetado milhares de brasileiros.

O Brasil tem testemunhado um alarmante aumento de crimes virtuais nos últimos anos, conforme alertado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número de casos de fraudes bancárias digitais cresceu cerca de 400%, levando a uma preocupação crescente nas esferas de segurança pública e financeira.

O Deputado Delegado Fabio Costa expressou sua determinação em coordenar esforços para encontrar soluções abrangentes e eficazes. "Estamos articulando por soluções que garantam a segurança dos cidadãos. É fundamental que tenhamos leis que não apenas amparem o trabalho efetivo das polícias, mas também ofereçam proteção às vítimas, que muitas vezes perdem seu patrimônio para esses golpes financeiros", afirmou o Deputado.

Durante a reunião, foram discutidas diversas estratégias, incluindo o desenvolvimento de um mecanismo de bloqueio financeiro cautelar imediato das contas envolvidas em golpes, em conjunto com as ações policiais. A ideia visa a interrupção imediata do fluxo de recursos provenientes de atividades fraudulentas, fortalecendo o combate uniforme a golpes e fraudes bancárias digitais.

O deputado Fabio Costa ressaltou a importância de uma regulamentação efetiva para enfrentar esses desafios. "Precisamos de uma legislação que não apenas endureça as penas para os responsáveis por esses crimes, mas que também crie um ambiente seguro para que as vítimas possam recuperar suas perdas de maneira justa e eficiente. Visa regulamentar através de lei, o que será fundamental para trazer um equilíbrio entre a proteção das vítimas e a prevenção desses crimes", destacou o parlamentar.

O encontro entre os representantes do poder legislativo, policial e financeiro demonstra um compromisso conjunto em enfrentar o desafio das fraudes bancárias digitais de maneira coordenada e eficaz. O resultado da reunião reforça a determinação em buscar medidas concretas para garantir a segurança financeira dos cidadãos e a integridade do sistema bancário no país.