Saúde

Carreta do Hospital do Amor chega em Maragogi

Ação está realizando exames gratuitos de mamografia e de prevenção ao câncer do colo do útero

Por Assessoria 17/10/2023 14h02
Carreta do Hospital do Amor chega em Maragogi
Ação ocorre na Praça dos Cabanos, no Patum, na região central de Maragogi - Foto: Assessoria

A Carreta do Hospital de Amor já está em Maragogi, realizando exames gratuitos de mamografia e de prevenção ao câncer do colo do útero. A ação foi viabilizada graças as parcerias das Secretaria da Mulher e Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maragogi com a instituição e vai atender mulheres com idades entre 40 a 69 anos (Mamografia) e de 25 a 64 anos para exames preventivos. A unidade móvel permanecerá instalada na Praça dos Cabanos até o dia 19 de outubro.

O objetivo da campanha Outubro Rosa é diminuir a quantidade de casos avançados e mortalidade pelo câncer de mama e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. São metas, também, reduzir os receios sobre o exame e o tratamento da doença, informar sobre o aumento da agilidade e eficiência do processo, e com isso, aumentar o número de mamografias realizadas.

A dona de casa Maria José, de 46 anos, já realizou a mamografia e disse estar satisfeita com o atendimento recebido. “Fiquei muito contente. Precisava fazer o procedimento e não tinha como pagar neste momento. Ter acesso, de forma gratuita e tão perto da minha residência, é com certeza uma grande benção”, frisou.

A secretária municipal da Mulher, Marcia Fídelis ressalto que “esta é mais uma conquista importante para o município, momento em que as mulheres podem priorizar o autocuidado. Estamos sempre em busca de parcerias que sejam benéficas para nossa população e essa certamente é uma das mais assertivas. Saúde é prioridade e seguiremos trabalhando, incansavelmente, para assistir da melhor forma esse público”, destacou.

Haverá uma programação de atividades culturais, recreativas, palestras e mobilizações no local acompanhando a carreta. O objetivo é atrair as mulheres para a realização do exame preventivo, a mamografia.

Acompanhando os atendimentos desta terça-feira (17), o secretário de Saúde, Francisco Lins enfatizou que “é uma satisfação muito grande receber a Carreta do Hospital de Amor em Maragogi. Cuidar da gente de nossa cidade sempre foi e será a prioridade da nossa gestão. Quero também lembrar que aqui temos trabalhado exatamente para oferecer uma saúde de qualidade para a população, com prevenção e autocuidado”.

Para ser atendida é necessário que a paciente realize o agendamento em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou já tenha pedido cadastrado no Sistema de Regulação de Exames. Também será exigida a apresentação de documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS para realizar o agendamento.

Exames estão sendo realizados em Maragogi. Foto: Assessoria