Cultura

Município de Campestre sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Norte de Alagoas

Evento que visa fortalecer a cultura contou com Cobertura Educolaborativa da Rádio Campestre FM

Por 7Segundos com assessoria 23/10/2023 16h04 - Atualizado em 23/10/2023 17h05
Município de Campestre sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Norte de Alagoas
Encontros intermunicipais marcam o início da preparação para a etapa estadual - Foto: Cortesia

Nesta segunda-feira (23), o Telecentro Antônio Buarque de Lima, na cidade de Campestre, recebeu a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Norte de Alagoas. O momento contou com a representação de vários municípios como Porto Calvo, Jundiá, Porto de Pedras, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Novo Lino e São Miguel dos Milagres.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Campestre e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas. 

O principal objetivo dos encontros que estão acontecendo em todo Estado é promover discussões sobre as propostas e políticas culturais de cada administração municipal em relação ao Plano Nacional de Cultura. 

As ideias e propostas elaboradas nestes encontros serão debatidas durante o encontro estadual e, posteriormente, apresentadas na conferência nacional.

Os adolescentes integrantes do projeto de Educomunicação da Rádio Campestre FM realizaram a cobertura do evento, entrevistando participantes e colaboradores.

Conferência Estadual de Cultura

A Conferência Estadual de Cultura representa a instância máxima na definição das diretrizes para a Política Estadual de Cultura. Esta política abrange um conjunto de programas, projetos e ações que buscam fomentar o desenvolvimento cultural do Estado, abrangendo as dimensões cidadã, econômica e estética.

A V Conferência Estadual de Cultura de Alagoas acontece nos dias 4 e 5 de dezembro em Maceió e faz parte da IV Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre 04 a 08 de março de 2024.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, as conferências fazem parte da retomada da políticas públicas de cultura no Brasil. Momento fundamental de diálogo entre poder público e sociedade civil para discussão e construção coletiva das políticas culturais.