Saúde

Porto Calvo recebe equipe do Hemoal para coleta de sangue nesta terça-feira

Ação ocorre das 8h às 16h; doador precisa seguir alguns critérios

Por 7Segundos com assessoria 23/10/2023 19h07
Porto Calvo recebe equipe do Hemoal para coleta de sangue nesta terça-feira
Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 19 anos - Foto: Ascom Sesau

O município de Porto Calvo recebe, nesta terça-feira (24), equipe volante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para coleta externa de sangue. A ação vai ocorrer no Hospital Regional do Norte (HRN), das 8h às 16h.

Com esta ação itinerante, a Direção do Hemoal contribui para estabilizar o estoque de sangue do órgão e, desse modo, atender a demanda de transfusões. Isso porque, diariamente, as maternidades e hospitais da capital e do interior são abastecidos com hemácias, plaquetas e plasma.

Conforme a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, para doar sangue são necessários seguir alguns pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). "Além de doença de Chagas, as pessoas acometidas por Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, não podem doar permanentemente. Com relação aos voluntários que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impeditivo ocorre pelo período de 12 meses", informou.

Verônica Guedes salientou, também, que o voluntário deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, entre 16 a 69 anos de idade e, no caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal. "Ainda segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas não podem doar sangue", salientou a diretora do Hemoal.