Meio ambiente

Peixes mortos: laudo da Ufal aponta agrotóxicos no rio Santo Antônio

Mortandade está sendo investigada e foi requisitada uma investigação da Polícia Federal

Por 7Segundos 31/10/2023 10h10 - Atualizado em 31/10/2023 10h10
Peixes mortos: laudo da Ufal aponta agrotóxicos no rio Santo Antônio
Mortandade dos peixes causou tristeza aos pescadores da cidade - Foto: Divulgação

Um laudo da análise das águas do rio Santo Antônio feito por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontou a presença de agrotóxicos. No dia 24 de outubro de 2023 centenas de peixes foram encontrados mortos no rio do município da Barra de Santo Antônio. A mortandade está sendo investigada e foi requisitada uma investigação da Polícia Federal (PF).

O laudo feito pelos pesquisadores da Ufal ainda será finalizado, mas já apontou que foram encontradas substâncias nocivas, principalmente para os peixes. O pesquisador Emerson Soares confirmou que as substâncias são de origem agroquímica (endossulfam, fluorecatamida, endrin e outros).

De acordo com Emerson Soares, geralmente esses compostos são encontrados em agroquímicos que são utilizados no plantio do solo próximo a região do rio Santo Antônio. Ele explicou ainda que foram encontrados níveis altos de potássio e fósforo.

A Ufal vai enviar o laudo para o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O MPF expediu ofícios a serem cumpridos com urgência pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e (ICMBio) APA Costa dos Corais. Além disso, foi requisitada a abertura de um inquérito policial pela Polícia Federal (PF) para investigar o incidente.

De acordo com as pessoas que vivem da pesca, o fato não é raro e ocorre praticamente todo ano no rio Santo Antônio.