Geral

Maragogi recebe um dos mais prestigiados Festivais de Velas das Américas, de 25 a 29/11

Com oito modalidades evento terá um espaço de educação socioambiental para alunos da rede pública e para o público infantil presente ao evento.

Por 7Segundos 26/11/2023 10h10 - Atualizado em 26/11/2023 13h01
Maragogi recebe um dos mais prestigiados Festivais de Velas das Américas, de 25 a 29/11
Competição recebe esportistas do Brasil, Itália, Espanha, Argentina e Portugal crédito - Foto: Guiga Paiva

Centenas de competidores brasileiros e estrangeiros confirmaram presença em um dos mais prestigiados eventos de velas do Brasil. A segunda edição do Festival de Velas de Maragogi, que acontecerá a partir de sábado, 25/11, na Praia de Burgalhau, receberá uma Regata vinda de Recife e terá a cerimônia de premiação marcada para dia 29/11, às 17h.

As modalidades desta edição serão: Fórmula Windsurf, Fórmula Foil, IQFoil, KiteSurf, Raceboar, WingFoil, Slalon e Jangadas a Vela.

Entre os conhecidos que figuram na lista de grandes nomes do esporte, que confirmaram presença estão: o multicampeão Steve Allen; o tricampeão mundial de RSX Ricardo Winick - o Bimba; o velejador olímpico brasileiro Mateus Isaac; o campeão português de FW Vasco Chaveca e o campeão Português de IQFoil Miguel Martinho, que surpreendem na água. Na categoria Wing podemos esperar manobras radicais do tricampeão mundial de Wave, Kauli Seadi que estrará disputando com o veterano Dudu Mazzocato.

O Embaixador do Turismo no Brasil, Álvaro Garneiro, confirmou presença. Virá com a família e também compete na categoria kite surf.

Importância do evento


O evento é resultado da iniciativa de um esportista visionário e empresário local - Marcelo Lacerda - que trabalha para que a região se torne um grande polo do esporte no país. Além de ser um legitimo entusiasta e também praticamente da Vela, Marcelo também investe no turismo de Maragogi, atuando como defensor da natureza local e contando com o envolvimento da comunidade em todos os seus projetos.


Marcelo Lacerda, vice-campeão mundial de windsurf, é o idealizador do evento e se dedica há 40 anos ao esporte Crédito Guiga Paiva

“São muitos os benefícios que esse tipo de evento traz para a região. A promoção do esporte aquático é uma delas. Pois permite aos praticantes se reunirem num local paradisíaco para praticar e ainda competir e conviver com medalhistas do mundo todo. Estarão presentes cerca de 200 esportistas brasileiros, da Argentina, Portugal, Itália e Espanha. Além disso, atrai público e turistas, sendo super positivo para a economia local, fortalecendo a conexão com a comunidade, que participa de forma engajada das atividades, incluindo aqui os voluntários, patrocinadores e apoiadores. É, também, uma oportunidade única para o desenvolvimento de talentos, para aspirantes a atleta e amadores, para que adquiram experiência e aprimorem suas habilidades. Eu sou um exemplo, comecei a surfar adulto e realizei meu sonho ganhando campeonatos e, agora, organizando a segunda edição do Festival de Velas, nesse local paradisíaco e que possui topografia plana e o oceano aberto, favorecendo a prática esportiva”, explica Marcelo Lacerda, ícone da vela e vice-campeão mundial de Windsurf, que se dedica ao esporte há 40 anos.




Modalidade Wingfoil combina elementos de windsurf e kitesurfe.
Crédito Guiga Paiva

Novidades e prêmio em dinheiro para Tirador de Coco


As novidades este ano estão na Long Distance que contará com pontuação dobrada para várias disciplinas. Além disto, veleiros de oceano também participarão do evento em uma regata que saíra de Recife chegando na belíssima Costa dos Corais alagoana. Classes monotipo também participarão como convidadas. Entre as classes de Windsurf a FW e a Raceboard colocarão em disputa o título continental atraindo velejadores de vários países vizinhos.

Outra iniciativa foi a criação do Espaço Sustentabilidade que será dedicado à educação socioambiental dos alunos da rede pública de ensino de Maragogi e também aberto ao público infantil presente ao evento. Elas também contarão com atividades como jogo de tabuleiro, narração de histórias, pintura, música e entrega de brindes entre outras.

A programação cultural vai premiar com R$ 1 mil reais o vencedor do Torneio de Tirador de Coco, no sábado (25), às 14h. A disputa será animada pelo Grupo de Dança Culturais Dançarte.

O Festival terá, no domingo (26), apresentação de Capoeira com o Grupo CTMV e, na segunda (27), o Samba do Matuto, a partir das 9h30.

Organizado pela Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), o Festival conta com o apoio da Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, da Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo de Alagoas e do Governo do Estado. A expectativa é que o Festival movimente cerca de R$ 5 milhões, beneficiando principalmente o setor hoteleiro.

Site Oficial - https://festivaldevelasmaragogi.com.br/

Programação /Atletas Confirmados

Informações para a Imprensa
Mara Ribeiro - jornalista - 11 99221.5201
Dany Araújo - jornalista - 21 96551.4360