Cultura

Ex-secretária de Cultura de Maragogi lança livro sobre a lapinha da Mestra Dudé

Material será lançado na próxima sexta-feira (15)

Por Assessoria 11/12/2023 10h10
Ex-secretária de Cultura de Maragogi lança livro sobre a lapinha da Mestra Dudé
A ex-secretária com a Mestra Dudé - Foto: Assessoria

Na próxima sexta-feira (15), às 19h, em Maceió (Prado) a jornalista e historiadora Ismélia Tavares estará lançando seu primeiro livro Lapinha da Mestra Dudé: Ópera popular entre a prática e o esquecimento, que tem origem no texto de sua monografia, escrita durante o curso de Comunicação Social na Faculdade Integrada Tiradentes (atual UNIMA). O livro versa sobre o folguedo da lapinha na vila da Barra Grande, no município de Maragogi, Alagoas, a partir da memória de sua última reminiscente: Maria José Ferreira, conhecida como Mestra Dudé. A escritora foi secretária de Cultura de Maragogi.

Falecida em 2022, Maria José Ferreira ‘Dudé’ foi brincante do Samba de Matuto e Mestra de Pastoril e Lapinha, tendo desempenhado papel ativo nesses folguedos por toda a vida. Foi a singularidade da Lapinha e a expressividade de Dudé ao falar do folguedo que chamou a atenção de Ismélia Tavares, resultando no presente livro.

Mestra Dudé era uma pessoa muito conhecida em Maragogi. Foto: Arquivo pessoal


A edição foi organizada de maneira totalmente independente pela autora, incluindo o financiamento de sua publicação. O evento de lançamento abrirá com a exibição de um vídeo inédito de uma entrevista de Dudé, concedida à autora no ano de 2011, seguido de sessão de autógrafos e finalizando com a curadoria musical do Dj Goodson. O evento é gratuito.

Sobre a autora

Fluminense de Varre-Sai e radicada desde 1998 em Alagoas, Ismélia Tavares (1961-) tem uma trajetória profissional heterodoxa como operária industrial, garçonete, gerente de restaurante, musicista, gestora cultural, produtora audiovisual e com formação acadêmica em Jornalismo e História. Seus anos passados na cidade de Maragogi (1998-2004) foram de intensa atividade cultural, fundando um coral para jovens de baixa-renda, e no papel de gestora cultural à frente da Secretaria de Cultura do município, tendo papel fundamental na retomada e estruturação de várias manifestações folclóricas tradicionais, em especial o Samba do Matuto.

Foi no contato com os membros desse grupo que Ismélia conheceu Maria José Ferreira (1947-2022), a Mestra Dudé, última reminiscente do folguedo da Lapinha na vila da Barra Grande, com quem empreendeu uma profunda amizade, resultando no livro “Lapinha da Mestra Dudé”. Na obra, Ismélia elabora uma mistura criativa entre reportagem, autobiografia e ensaio social de valor etnográfico, ao combinar sua voz com a de Dudé, produzindo um registro cênico e musical do folguedo da Lapinha.

Ismélia é também autora de “Mulheres em Guerrilha”, pesquisa histórica minuciosa sobre a participação feminina na Guerra dos Cabanos, ocorrida no norte de Alagoas na primeira metade do século XIX. Atualmente se dedica a escrever suas memórias ao lado do escritor Dirceu Lindoso (1932-2019), com quem conviveu durante trinta anos.

Serviço

Local: Sandubaria Kero Mais, Travessa Calabar, 30 – Prado (próximo a praça da faculdade).

Horário: 19h

Capa do Livro. Foto: Divulgação