Geral

Japaratinga reforça importância de depoimento especial para vítimas de violências

Município pretende obter o Selo Unicef na proteção de crianças e adolescentes

Por 7Segundos 29/02/2024 15h03 - Atualizado em 29/02/2024 15h03
Japaratinga reforça importância de depoimento especial para vítimas de violências
Reunião sobre a Lei da Escuta Protegida - Foto: Reprodução/Assessoria

A Prefeitura de Japaratinga realizou, nesta quarta-feira (28), uma reunião sobre a Escuta Protegida em conjunto com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e o Comitê Gestor do município. O objetivo do momento foi aprofundar os conhecimentos sobre a Lei 13.431 com o propósito de fortalecer as ações de proteção de crianças e adolescentes. 

De acordo com a Lei, a Escuta Especializada e o Depoimento Especial são procedimentos de entrevistas com crianças e/ou adolescentes vítimas e testemunhas de violências perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.

Na oportunidade, também foi possível discutir e criar o fluxo de atendimento deste público para evitar a revitimização na rede de atendimento. Diante do processo que se percorre à conquista do Selo Unicef, se faz importante que todos os envolvidos estejam devidamente inteirados sobre os avanços de Japaratinga no combate à violência contra crianças e adolescentes. 

O prefeito José Severino da Silva 'Déo', as secretárias de Assistência Social e de Educação, Maria da Glória e Zeza Pereira, respectivamente, estiveram presentes na reunião, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, e membros de diversos setores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente Japaratinguense.