Economia

Agricultores de Maragogi renegociam e liquidam dívidas com bancos

Ação nesta sexta-feira (1º) ocorreu no assentamento Samba

Por Maurício Silva 01/03/2024 16h04 - Atualizado em 01/03/2024 16h04
Agricultores de Maragogi renegociam e liquidam dívidas com bancos
Agricultores aproveitaram a oportunidade e renegociam as pendências - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Os agricultores do município de Maragogi estão com a oportunidade de renegociar e liquidar as dívidas com as instituições financeiras que foram adquiridas antes de 2017. A ação da Secretaria de Agricultura com o Banco do Nordeste ocorreu nesta sexta-feira (1º) no assentamento Samba e na quinta-feira (29) ocorreu em Itabaiana.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Major Paulo Nunes, liderou as duas ações na zona rural do município litorâneo. O vereador licenciado explicou, junto com os técnicos do Banco do Nordeste, as vantagens que o agricultor e até o dono de pequeno comércio pode ter com o decreto federal n.º 11.796 que, alterou a lei 14.166/2021, que permite a renegociação de dívidas a partir de recursos dos fundos constitucionais. A medida inclui todos os pequenos produtores rurais beneficiários do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).

Paulo Nunes destacou as vantagens da lei. “A lei agora possibilita renegociar, como também de liquidar. O agricultor pode renegociar e pode liquidar. Tem rebate de 40%, 90% de juros e multas saem também e parcela em até 10 vezes. Então, essa é a oportunidade dos agricultores familiares e também do pequeno comércio tem de limpar o seu nome”, frisou.

Nunes destacou ainda que a lei vai trazer muitos benefícios para o homem do campo. “Essa lei é a possibilidade de o agricultor renegociar, limpar o nome, abrir a possibilidade de buscar novos créditos para que ele possa desempenhar os seus projetos no campo e na cidade, ganhar dinheiro e melhorar a renda. A gente está com o papel institucional da secretaria, trouxemos para cá o Banco do Nordeste e depois vamos trazer o Banco do Brasil. Para ter ideia, só no Banco do Nordeste são mais de 500 famílias que estão nessa situação”, informou.

O secretário salientou que o Governo de Maragogi está de portas abertas para colaborar. “Depois que renegociar e estiver com o nome limpo já pode procurar o banco e saber da possibilidade de acessar a nova linha de crédito e fazer o seu projeto. Vamos continuar o trabalho e a partir de segunda-feira (4) na secretaria estamos entregando aos presidentes e as lideranças a relação de quem deve naquela localidade. Localiza, orienta a procurar a secretaria para agilizar para renegociar ou liquidar”, comunicou. Ele informou ainda que o prazo é até 15 de abril.

Ação nessa sexta-feira ocorreu na sede do Samba. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*