Justiça

Campanha Registro Para Todos beneficia moradores de Maragogi

Ação ocorre nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21)

Por 7Segundos 20/03/2024 15h03 - Atualizado em 20/03/2024 16h04
Campanha Registro Para Todos beneficia moradores de Maragogi
Registro Para Todos é também inclusão social - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A 3ª edição da campanha “Registro Para Todos” teve início nesta quarta-feira (20), na quadra poliesportiva da Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales, no Centro de Maragogi. A ação tem beneficiado os moradores da cidade do Litoral Norte de Alagoas e segue até esta quinta-feira (21), das 8h às 17h.

Durante o evento, são ofertados, gratuitamente, certidão de nascimento (primeira e segunda vias), carteira de identidade, CPF e abertura de carteira de trabalho digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS). Além desses documentos, os moradores de Maragogi e dos municípios vizinhos podem emitir segundas vias de certidões de casamento e óbito.

A população compareceu em bom número no primeiro dia. Foto: Isac Silva


Moradora do assentamento Itabaiana, Quitéria Maria Ferreira, de 53 anos, não perdeu tempo e foi nesta quarta usufruir dos serviços. “Eu cheguei para fazer a segunda via do meu registro e, graças a Deus, consegui. CPF fiz também e a segunda via da identidade consegui e estou muito feliz. Já recebi o registro e CPF e a identidade é depois. Achei nota 10! Muito bom, gostei muito e estou saindo muito feliz”, frisou.

Quitéria Maria Ferreira aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Tomei vacina também! Tomei a da gripe e a da meningite”, comunicou. Outros serviços também estão sendo ofertados durante a campanha, como inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), cadastro e emissão do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e vacinação para adultos e crianças.

Cidadãos vieram da zona rural de Maragogi e regularizaram a documentação. Foto: Isac Silva


O secretário de Assistência Social, Enildes Barbosa, agradeceu ao Poder Judiciário e destacou a importância da ação. “O cidadão brasileiro só passa a existir a partir do momento que ele tem o documento reconhecido. Nós no passado tivemos vários problemas, por exemplo, para enterrar uma pessoa por conta da ausência de documentos”, exemplificou.

Enildes Barbosa frisou que o cidadão com documentação ganha dignidade. “É importante essa promoção de alavancar para que as pessoas no Brasil possam existir enquanto cidadãos e nós enquanto gestão municipal promover, junto com eles (Judiciário), uma ação para que todos possam ser oportunizados. Quando a justiça chega e monta um stand para fazer o registro, a inclusão do CPF, RG de uma pessoa e isso torna a pessoa visível. A Secretaria de Assistência Social que tem a responsabilidade o CadÚnico dependemos que todo cidadão tenha esses documentos que dão a ele a origem de existência para que a gente possa fazer a inclusão dele, por exemplo no CadÚnico”, ressaltou.

Secretário Enildes Barbosa frisou que a ação é benefica para Maragogi. Foto: Isac Silva


Parcerias

A 3ª edição da campanha Registro Para Todos foi idealizada pelo Corregedor-Geral, Des. Domingos Neto, e conta com a parceria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) e cartórios de registro civil de pessoas naturais de Maragogi, além da Superintendência Regional do Instituto de Identificação, da Receita Federal e das secretarias de Assistência Social e de Saúde do município.

Ação ocorre no quadra de esportes da Escola Cívico-Militar. Foto: Isac Silva