Política

Câmara de Maragogi vai propor nova audiência com MPAL sobre falta d’água

Presidente também estuda propor audiência sobre a obra de saneamento

Por Maurício Silva 10/05/2024 10h10 - Atualizado em 10/05/2024 10h10
Câmara de Maragogi vai propor nova audiência com MPAL sobre falta d’água
Nova sede da Câmara de Maragogi fica na praça Batista Acioly - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A Câmara de Maragogi vai propor uma nova audiência pública com o Ministério Público de Alagoas (MPAL) para debater uma solução para a falta d’água no município do Litoral Norte de Alagoas. O presidente da Casa Legislativa, Eliseo Marcos da Silva ‘Pipo’ (PP) disse nesta quinta-feira (9) que o Poder Legislativo também estuda propor uma audiência sobre a obra de saneamento que tem deixado o município esburacado.

Os vereadores se reuniram em sessão solene na noite desta quinta-feira (6) na casa Everaldo Solando de Vasconcelos para debater assuntos de interesse da população. Os parlamentares também aprovaram requerimentos sobre a melhoria de estradas vicinais na zona rural e sobre o trabalho de prevenção de alagamentos e de encostas nesse período chuvoso.

Pipo destacou a proposta de uma nova audiência sobre o desabastecimento de água na cidade litorânea. “A gente vai falar com o Ministério Público, com a promotora Paula Francisca de Jesus, que sempre foi acessível, para fazermos de novo uma nova audiência pública com a Verde Alagoas, com a Casal, para saber qual o problema e o por que está acontecendo. O vereador Dani trouxe uma denúncia muito importante que é que está sendo cobrado a taxa de água sem ter água e isso é gravíssimo. Precisamos apurar os fatos e ver de que forma a gente pode resolver esse problema”, frisou.

O vereador Daniel Vasconcelos ‘Dani’ (PP) contou o que foi feito sobre a falta d’água. “Fiz um requerimento, ingressei com uma ação civil pública em relação a falta de água no nosso município. A gente fez um requerimento, os vereadores já tinham feito isso, inclusive audiência pública com a Promotoria de Justiça e pedi para ter novamente e reforçar porque as contas de água estão chegando na casa dos cidadãos, principalmente em São Bento, que é o pessoal que mais está sofrendo com essa falta de água, está chegando a conta altíssima e não está chegando água”, relatou.

Dani informou que deixou o escritório de advocacia à serviço da população. “Onde estiver sofrendo com a falta de água, a água não estiver chegando na torneira e chegar conta caríssima pode vir que a gente vai entrar com uma ação contra a Verde Alagoas ou contra a Casal para poder solucionar essa situação de conta cara sem chegar água e o pessoal está ficando inadimplente”, disse.

O presidente também comentou sobre o problema causado com a obra de saneamento. “As empresas estão fazendo o trabalho de saneamento, de água da nova rede, estão esburacando a cidade toda, está acabando com a cidade. A gente entra numa rua e tem que retornar porque não tem condições de passar. Eu acho que deveria ter um plano, um projeto. O que está acontecendo é que está se quebrando desenfreado e deixando o problema pra lá. Quebra e depois de um mês, dois meses é que vem calçar e isso não existe. Se fez o serviço, no outro dia tem que está com a equipe calçando. Isso a gente vai ver uma possibilidade de a gente fazer uma audiência pública para trazer essas empresas para saber qual o trabalho e qual projeto estão fazendo sobre isso”, informou.

Com apuração de Isac Silva*