Educação

Projeto Recicla Palmeira incentiva a educação ambiental e a instalação de PEV’s na cidade

Ação também procura a parceria e o intercambio entre as escolas públicas e privadas para maior amplitude nas atividades que priorizam a educação ambiental

Por 7 segundos 18/10/2021 17h05 - Atualizado em 19/10/2021 07h07
Projeto Recicla Palmeira incentiva a educação ambiental e a instalação de PEV’s na cidade
Para o Antena7, idealizadores do projeto procuram parcerias e incentivadores para atividades de educação ambiental - Foto: 7Segundos

Alunos e professores da Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, deram início a um projeto com o objetivo de inserir a educação ambiental do dia a dia: o Recicla Palmeira, que possui eixos educativo e social.

Em entrevista, as professoras Geórgia e Évila Canuto, explicaram que um dos objetivos é, além de levar prática de sustentabilidade aos estudantes, envolver alunos de outras escolas e a sociedade de maneira geral. Por conta disso, neste primeiro momento, o projeto busca parcerias junto a outras instituições de ensino públicas e privadas, além de empresas e outras instituições, para que as ações sejam implementadas a partir de 2022. 

Uma dessas ações é a criação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), também chamados de ecopontos, onde as pessoas e as empresas podem fazer o descarte correto de objetos e materiais que podem ir para a reciclagem: como embalagens em papel, plástico ou metal, entre outros. 

“A gente faz um apelo para a grande sociedade, empresas e escolas, para todas realizarem a instalação desses ecopontos, que facilitam demais o percurso dos catadores, além dar o destino correto aos resíduos, ajudar na redução da poluição e destinar a matéria-prima para a reciclagem, e tudo faz parte desse projeto de educação ambiental”, reforça a professora Évila Canuto.

Engajado no projeto, o estudante Marcelo Henrique explica que é importante que essas lições não fiquem restritas à escola, mas que a educação ambiental também seja levada para casa.

“A educação é irreversível e levamos o que aprendemos com este projeto também para casa e para os nossos pais, e acho que assim a gente muda o mundo aos pouquinhos”, finaliza o aluno.