Cidadania

Indígenas Xucuru-Kariri tiram RG pela primeira vez em Palmeira dos Índios

A ação segue até sexta-feira (10) e contemplará no total, 120 indígenas

Por 7 segundos com assessoria 10/12/2021 09h09 - Atualizado em 10/12/2021 09h09
Indígenas Xucuru-Kariri tiram RG pela primeira vez em Palmeira dos Índios
Seu Manuel Celestino, Cacique da Aldeia tirou o RG pela primeira vez aos 80 anos - Foto: Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (9), o grupo Indígena Xucuru-Kariri da Aldeia Serra do Capela tirou pela primeira vez o documento de identidade, o RG. Esta é uma ação social realizada pela Prefeitura de Palmeira dos Índios e Governo do Estado, por meio do Instituto de Identificação, da Central Já! A ação segue até sexta-feira (10) e contemplará, no total, 120 indígenas.

Seu Manuel Celestino tirou o RG pela primeira vez aos 80 anos. Seu Manuel é o Cacique da Aldeia e saiu muito satisfeito em saber que terá um documento oficial. Assim como o Cacique, mais 60 indígenas também solicitaram o documento no dia de hoje e poderá inserir no documento a tribo que reside. A documentação vem trazer o benefício para os povos indígenas e mostrar que os índios estão para acompanhar a sociedade. Isso é uma maneira da juventude seguir na carreira estudantil como na procura de emprego.

Para o coordenador do Já! de Palmeira Jadson Alves, esta ação vem para tornar todos os povos cidadãos documentados e registrados por onde for. “ Esta Ação é foi um pedido do prefeito Júlio Cezar. Palmeiro dos Índios é o primeiro Instituto de Identificação que está realizando esta ação com os indígenas. Logo, estaremos atendendo todas as aldeias e, em seguida, os quilombolas. É muito gratificante ter a oportunidade de, por meio do documento, dá dignidade a todos os povos”, disse Jadson Alves.

Nesta sexta-feira (10) será a vez dos indígenas da Mata da Cafurna. Lembrando que para ter acesso a identidade é necessário os seguintes documentos:

• 2 fotos 3×4 original e recente;
• Certidão de nascimento original ou cópia simples;
• Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado);
• Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto)