Saúde

Secretaria de Saúde de Palmeira alerta para doenças causadas por água das chuvas

Por Assessoria 27/12/2021 10h10
Secretaria de Saúde de Palmeira alerta para doenças causadas por água das chuvas
Chuva alagou a praça do Skate neste fim de semana em Palmeira - Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios alerta para as possíveis doenças provenientes de águas da chuva e as Doenças Diarreicas Agudas (DDAS).

Com a chegada das chuvas de verão, a população precisa atentar para o acúmulo de lixo e possíveis reservatórios de água nos quintais e demais cômodos das residências.

Algumas doenças que podem aparecer são:Diarreia por Escherichia coli: a ingestão de água e alimentos contaminados com bactérias do grupo específico E. coli pode causar dores abdominais e de cabeça, febre, vômito, calafrios e diarreia aguda.

Amebíase: a ingestão de água e alimentos contaminados com esses cistos da Entamoeba histolytica aparece como a principal forma de transmissão da doença. Entre os sintomas mais perigosos da amebíase estão dores abdominais, acompanhadas de diarreia com sangue e muco.

Disenteria bacteriana: a transmissão dessa doença de veiculação hídrica se dá pelo contato com água e alimentos contaminados e, até mesmo, pelo contato direto com fezes de uma pessoa doente.

Esquistossomose: a transmissão da esquistossomose ocorre por meio da penetração ativa da larva cercária na pele de pessoas que entram em contato com água contaminada. Os sintomas são aumento do volume abdominal, diarreia e sangue nas fezes.

A SMS orienta a população sobre os cuidados de higiene e limpeza das residências para o combate às doenças hídricas durante o período de chuvas. “É necessário que, mais uma vez, as pessoas realizem uma limpeza geral em suas residências, eliminando possíveis focos, água parada, fazer a limpeza de reservatórios, usar o hipoclorito para lavar frutas, legumes e verduras e lavar bemas mãos. São medidas simples, mas que já vão auxiliar no combate a essas doenças”, reforça Arnulfo Martinez, diretor da Vigilância em Saúde.