Saúde

Prefeitura, Estado e Hospital unem forças para reabertura de UTI e UCI Covid em Palmeira

Há duas semanas o município voltou a assistir pacientes acometidos pelo vírus de forma grave

Por 7segundos 03/02/2022 09h09
Prefeitura, Estado e Hospital unem forças para reabertura de UTI e UCI Covid em Palmeira
A previsão do pico da Covid-19 é em meados de maio. - Foto: assessoria

A pandemia causada pela Covid-19 parece estar longe de acabar. A baixa de casos positivos e óbitos no final do ano passado trouxe esperança aos gestores, mas 2022 começou com um surto de síndromes gripais alarmantes.

Diante de novos indícios de mais uma onda de infecção, o prefeito Júlio Cezar, o secretário municipal de Saúde de Palmeira dos Índios Jânio Marques e a diretoria do Hospital Santa Rita, estiveram em uma reunião de emergência com o secretário de Estado da Saúde Alexandre Ayres, nesta quarta (3), em Maceió.

A pauta da reunião foi a reabertura de leitos de UCI e UTI Covid-19 no município. Há duas semanas o município voltou a assistir pacientes acometidos pelo vírus de forma grave.

O secretário Alexandre Ayes destacou o trabalho que Palmeira vem fazendo na pandemia e reforçou o apoio na reabertura da UTI. “Também tenho todo o interesse que o município reabra esses leitos, principalmente interesse do governo. A previsão do pico da Covid-19 é em meados de maio, mas precisamos deixar tudo pronto. A reabertura desses leitos é uma das estratégias do nosso plano de contingencia estadual. Já reabrimos leitos aqui em Maceió e temos o interesse de retomar a parceria. Palmeira vem sendo um forte parceiro do Estado e vamos trabalhar pra reabrir os leitos”, disse Ayres.

O prefeito Júlio Cezar falou da necessidade da reabertura dos leitos. “A regulação estadual depende de uma fila gigante e agora precisamos retomar essa parceria com o governo. Diante de uma situação de emergência, pedimos ao hospital que reabra os leitos. Nossos pacientes não podem esperar. Agradeço a disposição do hospital em aceitar, mais uma vez, a reabertura dos leitos da Covid-19. Mais uma vez devemos tomar todos aqueles cuidados sanitários, usem máscara, higienizem as mãos, evitem aglomerações e tomem a vacina”, pontuou o prefeito.

A reabertura da UTI está prevista para a próxima semana e deverá contar com leitos na UPA e no Hospital Santa Rita.