Mundo

Kiev tem explosões perto de estação de energia, diz prefeito

Testemunhas confirmaram que tiros de artilharia foram ouvidos na capital ucraniana

Por CNN Brasil 25/02/2022 18h06
Kiev tem explosões perto de estação de energia, diz prefeito
Centenas de moradores de um prédio residencial danificado por um míssil se reúnem em um abrigo antibomba no porão de uma escola em Kiev, em 25 de fevereiro de 2022 - Foto: Getty Images

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou, nesta sexta-feira (25), que cinco explosões foram ouvidas perto de uma estação de energia na cidade, por entre três e cinco minutos.

“Os serviços de emergência estão em andamento. Estamos descobrindo os detalhes”, disse. “A situação agora, sem exagero, é ameaçadora para Kiev. A noite, perto da manhã, será muito difícil”, continuou.

Klitschko acrescentou que as pontes da cidade foram tomadas sob proteção e controle especial, pois as tropas russas estão se aproximando, enquanto postos de controle estão sendo instalados perto de objetos estratégicos da cidade.

“As tropas russas estão muito perto da capital. Os grupos de sabotagem estão neutralizando as forças militares e policiais da cidade. As pontes estão sob proteção e controle especial na capital. Equipamentos militares e soldados das Forças Armadas estão patrulhando”.

Segundo o prefeito, os hospitais de Kiev estão operando em modo de guerra. Postos de controle foram instalados nas principais entradas da cidade e perto de instalações estratégicas.

“Estamos fazendo isso para proteger Kiev”, disse. “Agradeço ao povo da cidade por sua disposição de defender a capital e o país, juntamente com outras unidades das Forças Armadas e agências de aplicação da lei”.

Testemunhas confirmaram à Reuters que tiros de artilharia foram ouvidos na capital ucraniana durante a noite em horário local.

Outra testemunha disse que houve intenso tiroteio na parte ocidental de Kiev.

A CNN informou anteriormente que as autoridades de inteligência dos Estados estão preocupadas com a possibilidade de Kiev ficar sob controle russo dentro de dias, de acordo com duas fontes familiarizadas com as informações mais recentes.