Tecnologia

Golpes em aplicativos de namoro focam no público LGBTQIA+ e em mulheres mais velhas

Plataformas de relacionamento estão lançando funções que prometem mais segurança; crime pode trazer traumas psicológicos profundos, veja como se prevenir

Por 7Segundos com CNNBrasil 09/03/2022 17h05 - Atualizado em 09/03/2022 17h05
Golpes em aplicativos de namoro focam no público LGBTQIA+ e em mulheres mais velhas
O Tinder diz que o objetivo é fazer com que os usuários "encontrem a melhor combinação" - Foto: Reprodução

Encontrar a cara-metade é um dos primeiros itens da lista de prioridades da maioria dos seres humanos e cada vez mais a tecnologia tem colaborado para que esse desejo seja realizado.

Enquanto isso, os aplicativos de relacionamento têm se tornado um terreno fértil para cibercriminosos que criam perfis fakes na web para atrair e ludibriar suas vítimas, direcionando-os a encontros desastrosos, com direito a extorsão financeira ou, em casos mais graves, levando à morte.

Um dos casos mais famosos de golpes de relacionamento on-line, também conhecidos como golpes de romance ou fraude de romance, é o caso do suposto milionário Shimon Hayut que usava fotos verdadeiras nas redes sociais, iniciava um namoro com as vítimas e, tempos depois, começava um período de extorsões financeiras até que as mulheres fossem à falência. A história virou um documentário produzido pela Netflix, que rapidamente se tornou um dos mais assistidos da plataforma este ano.

Além deste tipo de estelionato, as pessoas que buscam o parceiro ideal nos aplicativos de relacionamento também estão suscetíveis a encontrarem um catfish, aqueles perfis com informações e fotos falsas, que não condizem com o que a pessoa realmente é.