Saúde

Quais os riscos de remédios emagrecedores, chás e diuréticos? Um alerta a saúde!

A busca pelo corpo ideal é comum e preocupante

Por 7Segundos com Diário do Nordeste 10/03/2022 16h04
Quais os riscos de remédios emagrecedores, chás e diuréticos?  Um alerta a saúde!
Em uma busca por padrões de beleza, pessoas recorrerem a remédios emagrecedores sem prescrição médica - Foto: Reprodução

Recentemente o caso da famosa cantora Paulinha Abelha chamou atenção, trazendo o assunto a tona. Ela tinha apenas 43 anos, era uma mulher talentosa, cheia de vida e de planos. Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, morreu no dia 23 de fevereiro, depois de apenas 12 dias internada.

Segundo laudo médico, Paulinha pode ter morrido por uma síndrome causada por excesso de remédios diuréticos para emagrecer. Ou seja, é possível que a cantora tenha sido mais uma vítima da pressão estética, aquela que atinge todas as mulheres, cobradas para serem "mais magras", "mais jovens", "mais bonitas".

A utilização de remédios, chás emagrecedores e diuréticos vem sendo amplamente discutida devido ao relato de casos de efeitos colaterais de substâncias tóxicas contidas nos medicamentos sem prescrição médica, algumas vezes com consequências até fatais para quem as utiliza.

A busca por esse tipo de remédio é comum para pessoas que fazem dietas muito restritivas em busca de emagrecimento rápido. Na internet, anúncios com propagandas "milagrosas" também são vistos com frequência." Se for necessário o uso de medicamentos, que este seja prescrito por médico, o acompanhamento é necessário. Não tomem o remédio que a vizinha ou a amiga está tomando, não comprem remédio na internet nem produtos naturais que prometem resultados milagrosos, destacou a médica endocrinologista, Ana Flávia Torquato.