Trânsito

Mudança no trânsito da Avenida Vieira de Brito divide opiniões em Palmeira dos Índios

Apesar da segurança maior no trânsito, trajeto para fazer retorno causa prejuízo ao comércio

Por Henrique Interaminense e Weverton Bruno 15/03/2022 15h03 - Atualizado em 15/03/2022 16h04
Mudança no trânsito da Avenida Vieira de Brito divide opiniões em Palmeira dos Índios
Mudanças na Avenida Vieira de Brito têm dividido opiniões. - Foto: Weverton Bruno

Começa a valer no próximo dia 17 de março a fiscalização no trecho onde foram feitas as mudanças no trânsito de Palmeira dos Índios. Por enquanto, os motoristas estão em fase de orientação com a presença dos agentes de trânsito auxiliando os condutores.

No entanto essa mudança ocorrida na Avenida Vieira de Brito que passou a ser mão única sentido ao centro com retorno pela 15 de novembro tem dividido opiniões da população. Muitos viram benefícios com as mudanças, outros relatam até muitos prejuízos no comércio.

Naércio Everton é frentista em um posto de gasolina há 6 anos e diz que os acidentes diminuíram. “Vi muitos acidentes nesse tempo que trabalho aqui, com a mudança ajudou a diminuir bastante. Só que ainda acontece com motorista mal educado que não respeita a sinalização. O fluxo do trânsito melhorou bastante. Principalmente meio-dia ou à noite quando pessoal sai do trabalho”, relatou.

João Pimpão é dono de uma lanchonete e aprovou a mudança. “Pra mim ficou até melhor porque os carros agora podem estacionar aqui. Já aconteceu muita batida por aqui, os clientes paravam o carro e vinham outros e batiam nos carros deles.”

Já o dono de uma loja de celulares, Darkson, disse que a mudança atrapalhou o negócio. “Convenhamos que essa avenida principal deva voltar a ser mão dupla devido ao fluxo de carros que vem de Arapiraca. O pessoal que desce pra pegar carro ficava em frente ao meu ponto esperando os carros, por isso acaba caindo o movimento. Agora pra chegar aqui tem que fazer um retorno maior, ai o pessoal evita vir aqui”, disse ele.

Outros empresários relataram complicações com as mudanças, inclusive levaram as reclamações para o prefeito Julio Cezar em uma reunião. “Primeiramente, as mudanças não foram avisadas previamente para os comerciantes. O acesso dos clientes ficou muito dificultoso, o cliente tem que fazer um retorno até a 20 de agosto. Não compensa para o cliente acessar os comércios que ficam localizados nesse trecho. Teve um dono de posto de gasolina que disse que ia ter corte de funcionário porque a venda de combustível caiu", disse o comerciante conhecido por Marquinhos.

Bruno Brito é motoboy e sempre passa pela Vieira de Brito. Ele vê pontos negativos e positivos sobre a mudança. "Na questão de segurança no trânsito melhorou e ficou seguro. O ponto negativo foi que o trajeto de retorno ficou maior", destacou.

A maioria dos mototaxistas entrevistados pelo repórter Weverton Bruno nas ruas da cidade aprova a mudança. é mototaxista e aprovou a mudança. "Gostaria que permanecesse porque vejo que está mais seguro , não só na Vieira de Brito, mas nas outras vias da cidade, então o fluxo está bem melhor, " disse o mototaxista Jedson José.

Já Renildo Santos disse que o trânsito melhorou bastante. "Agora melhorou 100%, está seguro pra todo mundo, não somente para os mototaxistas mas para todos os condutores. Pode estacionar tranquilo, antigamente não podia parar o transporte porque era mão dupla, Era um transito caótico," ressaltou o profissional. 

"Eu aprovo o que foi feito, estou a favor porque melhorou bastante o fluxo da gente e diminiu os acidentes que aconteciam na via," disse o mototaxista Erick Soares.

Anderson Amoes também trabalha como mototaxista e diz que ficou mais tranquilo. "Ficou ótimo primeiro evitando vários acidentes, acho que a maioria dos mototaxistas aprovaram a mudança, ficou espaçoso, tranquilo. Agora pode atravessar com tranquilidade."