Cidadania

Tarifa Social: Quase 4 mil famílias em Palmeira podem perder desconto na conta de luz

12 mil famílias já recebem o beneficio no município

Por 7segundos 22/03/2022 10h10
Tarifa Social: Quase 4 mil famílias em Palmeira podem perder desconto na conta de luz
Tarifa Social é um benefício social fornecido pelo Governo Federal. - Foto: Ilustração

Quase quatro mil famílias em Palmeira dos Índios podem perder o desconto fornecido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único na conta de luz, a chamada Tarifa Social.

Isso pode acontecer por falta de atualização do Número de Identificação Social (NIS), que deve ser feita a cada dois anos pelos beneficiados. Essa atualização é obrigatória e faz parte do conjunto de regras do programa implementado pelo Governo Federal. O cidadão titular do NIS deve procurar o CRAS do município para efetuar a regularização do cadastro e assim, garantir o desconto na fatura de energia elétrica.

Atualmente, no município de Palmeira dos Índios, 11.993 famílias já recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e ainda há potencial de incluir mais 1.930. No entanto, 3957 famílias que já tem o benefício podem perdê-lo caso não seja feita a atualização do cadastro.

Bruna Oliveira mora no conjunto Brivaldo Medeiros e pagava cerca de R$50,00 por mês na conta de luz, mas entrou há pouco mais de um mês no programa bolsa família e logo se cadastrou na tarifa social. “Agora eu pago R$30 na conta de energia, já é alguma vantagem porque é um dinheiro que sobra para outras despesas da casa,” disse ela.

Bruna Oliveira já percebe desconto na conta de luz após se cadastrar na tarifa social.


Laura Silva está desempregada e conta que a tarifa social vai ajudar nesse momento em que tudo ficou mais caro. “Teve aumento no botijão de gás, nos alimentos, na conta de luz... Então espero que com a tarifa a conta venha mais barata para pesar menos no bolso.”

O gerente de relacionamento da Equatorial Alagoas, Sérgio Miranda, explica a tarifa social ajuda a movimentar a economia local. “A partir do momento que as famílias gastam menos com a conta de luz, aquele dinheiro que sobra ela vai gastar no mercadinho do bairro, que vai vender mais e pode gerar mais empregos, então todo mundo se beneficia. Em Alagoas há 450 mil beneficiários da tarifa social. Mas em Alagoas ainda há 102 mil famílias com potencial para se cadastrar.”

Sérgio Miranda é gerente de relacionamento da Equatorial Alagoas


O desconto é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, que varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh. Até 30 KWh o desconto é de 65%, de 31 a 100 KWh, 40%, e de 101 a 220 KWh, o desconto é de 10%.Se a família for indígena ou quilombola, a situação deve ser identificada. Cada beneficiário terá direito ao benefício da tarifa em apenas uma residência (própria ou alugada) e, quando deixar de utilizá-la, deverá informar à distribuidora de energia elétrica. Para acessar a Tarifa Social, um dos integrantes da família deve comparecer à distribuidora de Energia Elétrica que atende sua residência e apresentar nome completo, número do benefício (NB) do beneficiário e CPF.