Viral

No dia 1º de abril, dicas para não ser vítima de notícias mentirosas

Erros de português e imagens ruins são bons indícios de fake news; também é importante checar origem da nota e desconfiar de excesso de adjetivos e exageros

Por 7Segundos com 7 Segundos 01/04/2022 17h05 - Atualizado em 01/04/2022 17h05
No dia 1º de abril, dicas para não ser vítima de notícias mentirosas
1º de abril, Dia da Mentira - Foto: Reprodução

Nos últimos anos, as notícias falsas tomaram as redes sociais e, agora, se espalham na internet com muita facilidade e hoje, dia 1? de abril, pequenas mentiras, podem facilmente ser confundidos com grandes golpes.

O fenômeno das fake news dificulta a experiência dos usuários da web, afinal, como saber o que é ou não verdade? Em quem confiar? Como descobrir se as informações são reais?

Por esse motivo reunimos algumas orientações básicas para que o leitor possa descobrir sozinho se uma notícia é ou não confiável.

Um dos métodos mais importantes para verificar se uma notícia é verdadeira é checar quem está dizendo aquilo. Quem é a fonte de informação. É fundamental que a notícia tenha sido investigada por um veículo com credibilidade.

Uma dica é ficar atento à linguagem utilizada. Muitos adjetivos podem sugerir que a informação não é verdadeira. Outro indicativo pode ser o uso de termos exagerados, já que esse é um tipo de linguajar pouco usado nos veículos confiáveis.