Covid -19

Governo deixa de exigir quarentena na entrada de viajantes não vacinados contra Covid-19

Portaria define que os passageiros que não completaram o esquema vacinal terão que apresentar teste de Covid-19 negativo

Por Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 02/04/2022 11h11
Governo deixa de exigir quarentena na entrada de viajantes não vacinados contra Covid-19
Funcionária mede temperatura de passageiro no aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Foto: Reprodução

O governo federal publicou na sexta-feira (1º) uma portaria que atualiza regras para a entrada no país por viajantes. De acordo com o documento, deixa de valer a exigência de quarentena obrigatória para aqueles que chegarem ao país por via aérea e que não tiverem sido vacinados contra a Covid-19.

A portaria define que os passageiros que não completaram o esquema vacinal terão que apresentar teste de Covid-19 negativo, por exame de antígeno ou diagnóstico molecular (PCR), com prazo de 24 horas. O texto retira a obrigatoriedade de apresentação de teste para pessoas vacinadas.

A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O governo manteve a exigência do certificado de vacinação na entrada por aeroportos, terra e mar, com exceções em casos específicos, como brasileiros e estrangeiros que moram no país e não estejam completamente vacinados. O documento também reabre a fronteira internacional aquaviária.