Mundo

Papa usa cadeira de rodas em público pela primeira vez após crise de dores no joelho

Pontífice teve que cancelar várias atividades desde o mês passado por conta de dores no joelho direito; nesta quinta (5), ele participou de audiência com grupo de feiras no Vaticano

Por CNNBrasil 05/05/2022 15h03 - Atualizado em 05/05/2022 15h03
Papa usa cadeira de rodas em público pela primeira vez após crise de dores no joelho
Papa usa cadeira de rodas em público pela primeira vez desde que voltou a sentir dores no joelho. - Foto: Reprodução

O Papa Francisco usou cadeira de rodas em público, nesta quinta-feira (5), pela primeira vez desde que uma crise de dores no joelho limitou sua capacidade de andar.

Em uma audiência com um grupo de freiras no Salão das Audiências do Vaticano, Francisco foi levado para seu assento no palco, um assessor então o ajudou a sair da cadeira de rodas e a se sentar.

Francisco, de 85 anos, teve que cancelar ou reduzir suas atividades várias vezes no mês passado devido a dores no joelho direito.

Antes de quinta-feira, ele conseguiu caminhar cerca de 10 metros da entrada lateral do palco até seu assento no centro, embora com ajuda de assessores.

Várias vezes durante o período da Páscoa no mês passado, Francisco participou, mas não presidiu, as missas na Basílica de São Pedro.

Em cada caso, ele delegou a um arcebispo ou cardeal para rezar a missa enquanto ele estava sentado durante o serviço e também leu sua homilia sentado.

O pontífice disse que os médicos lhe disseram que darão uma injeção para ajudar no movimento de suas articulações. Não há informações se esse tratamento já começou.