Geral

Prefeitura retira famílias de área de risco no Alto do Cruzeiro após desabamento de casa de taipa

Vinte famílias receberão aluguel social e Julio Cesar anuncia construção de casas

Por 7Segundos 03/06/2022 14h02 - Atualizado em 03/06/2022 14h02
Prefeitura retira famílias de área de risco no Alto do Cruzeiro após desabamento de casa de taipa
Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria de Urbanismo interditaram encosta devido perigo de desabamento - Foto: Weverton Bruno/ 7Segundos

As famílias que residem em casas de taipa, localizadas numa encosta da localidade conhecida como Grotas, no bairro Alto do Cruzeiro, foram evacuadas na manhã desta sexta-feira (03), devido ao perigo de deslizamentos de terra provocadas pelas chuvas que caem na região.

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a Secretária Municipal de Urbanismo fizeram uma vistoria e decidiram pelo isolamento de toda a área de risco.

"Fomos até lá ara orientar e retirar as famílias do local. Elas serão atendidas com aluguel social e também com cestas básicas e as casas serão demolidas", afirimou o comandante da Guarda Municipal, Dantas.


De acordo com o coordenador do Projeto Alto do Cruzeiro, Cal Melo, as moradias das Grotas eram extremamente precárias. Além de serem de taipa, não possuíam esgotamento sanitário ou banheiro, obrigando as famílias a fazerem necessidades fisiológicas em sacolas que eram descartadas em áreas próximas.

"São famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, que não tem outro local para morar, que não pagam impostos. Mas que foram prontamente atendidas pelo prefeito. Pela primeira vez, um prefeito entrou nas Grotas e visitou casa por casa ouvindo as famílias", explicou Cal Melo.

A visita de Julio Cesar aconteceu após o desabamento de uma das casas de taipa, ocorrrido por volta de 4h da manhã de quinta-feira (02). Os moradores conseguiram sair a tempo devido os estalos na estrutura da moradia. Ninguém ficou ferido.

"O prefeito se prontificou tanto para essa família, como para as outras que vivem em árras de risco na cidade, que as casas serão derrubadas e elas irão ganhar um novo lar. A gente acredita que isso vai acontecer porque fi um comprometimento público", ressaltou.