Educação

Prefeitura de Palmeira e Sinteal alinham últimos detalhes para pagamento de precatórios

A homologação do Termo de Acordo com a Justiça será o último passo antes da liberação do recurso

Por 7segundos 15/06/2022 10h10
Prefeitura de Palmeira e Sinteal alinham últimos detalhes para pagamento de precatórios
Trabalho de alinhamento está na penúltima etapa. - Foto: 7segundos

O trabalho de alinhamento e definição de detalhes para o pagamento dos precatórios, do antigo Fundef, aos profissionais do magistério de Palmeira dos Índios chega à penúltima estapa. Nesta terça-feira (14), o prefeito Júlio Cezar se reuniu em Maceió com a área jurídica da prefeitura, o secretário municipal de Educação Manassés Furtado e representantes do Sinteal do município e da direção estadual do Sindicato para a confirmação do pagamento dos valores. A homologação do Termo de Acordo com a Justiça será o último passo antes da liberação do recurso.

O Sinteal destacou a importância do diálogo com a gestão municipal durante os últimos quatro anos. “O prefeito e sua equipe sempre tiveram conosco um diálogo bastante positivo, franco e aberto. Algumas pessoas da própria cidade, como radialistas, trouxeram alguns problemas para nós e tentaram conflituar o momento, mas fomos contornando e as coisas acalmando. A classe trabalhadora aguarda esse dinheiro e estamos neste diálogo desde 2015 e a coisa só se consolida a partir de todas as leis que foram constituídas. Mas acreditávamos que, em alhum momento, sairíamos vitoriosos porque a gente acredita em nossa luta é diálogo com a gestão, pois tem prefeito que mesmo sabendo dos direitos da classe trabalhadora mas dificultam o processo. E esse diálogo é importante para que a gente construa o direito da sociedade”, disse a presidente do Sinteal/AL Consuelo Correia.

Para o prefeito Júlio cezar, o bom entendimento com os sindicatos têm norteado importantes decisões para o município de Palmeira. “O município sempre manteve diálogo com o Sindicato e sempre deixei claro que cumpriria o compromisso com a categoria. Mas temos que respeitar o Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público Federal, que sempre nos orientou e recomendou o melhor caminho oara o uso desses recursos. Já sabemos como fazer e vamos aguardar a adesão da ação do Sinteal, que garante 60% do valor total dos precatórios para o pagamento dos profissionais.

E continuou. “Enquanto a Justiça decide a homologação em seu prazo, nós vamos correr, agora, para concluir as adesões e preparar o pagamento de, aproximadamente, R$ 28 milhões. Palmeira recebeu esses recursos há quatro anos e mantém investimentos na Educação e melhorias na qualidade de ensino, construções de creches, entre outros serviços. Agradeço a todos os envolvidos nesta grande luta e queremos pagar o mais breve possível esse dinheiro que é direito de todos os profissionais do magistério”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.