Ultimas

Bolsonaro é ofendido e tenta tomar celular de youtuber; após confusão, ambos conversaram

Wilker Leão foi contido por seguranças próximo ao Palácio do Alvorada após provocar o presidente que, após o episódio, chamou o youtuber para conversar e questionou a "agressividade" dele; influenciador também fez críticas ao PT de Lula

Por CNNBrasil 18/08/2022 16h04
Bolsonaro é ofendido e tenta tomar celular de youtuber; após confusão, ambos conversaram
Bolsonaro tenta pegar celular de Wilker Leão / Reprodução/Youtube - Foto: Redes Sociais / Instagram

Um youtuber foi contido por seguranças próximo ao Palácio do Alvorada, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (18) após xingar e provocar o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O influenciador Wilker Leão, advogado e cabo do Exército, postou na tarde de hoje trecho do vídeo em que aparece provocando o presidente. O ocorrido foi noticiado anteriormente pelo portal G1.


A confusão começou quando o presidente interagia com apoiadores, tirando selfies e gravando vídeos ao lado de sua comitiva. Em determinado momento, Leão se aproxima do grupo, gravando em formato selfie com o próprio celular em punho, quando perguntou a Bolsonaro: “Por que o senhor limitou a delação premiada?”.

Após fazer essa pergunta em meio aos apoiadores do presidente, o youtuber aparece no chão. Ele afirma, no vídeo gravado por ele próprio, ter sido derrubado. As imagens não deixam claro quem exatamente o derrubou.

Logo em seguida, o influenciador se levantou, continuou gravando pelo celular e falando para o presidente, mas os seguranças tentaram afastá-lo do local.

Leão se recusou a deixar o local e continuou provocando os apoiadores e Bolsonaro, o chamando de “tchutchuca do Centrão”, “covarde” e “vagabundo”.

“Valdemar Costa Neto, você se entregou para ele. O Lula é ladrão também, mas esse aí tá fazendo tudo o que o PT faz, senão o PT volta”, afirmou o influenciador. “Estou aqui todo dia para te combater, safado”, adicionou.

Valdemar é presidente do PL, partido do presidente e pelo qual disputa a reeleição.

O presidente, que havia entrado em um dos carros da comitiva, saiu do veículo e andou em direção ao youtuber, que, além dos xingamentos, dizia: “O senhor não quer falar comigo, presidente?”

Bolsonaro, então, tenta pegar o celular de Leão, puxando sua camisa e braço: “Vem cá, vem cá”, diz o presidente. O rapaz se desvencilhou e correu, sendo contido por seguranças.

O presidente e os agentes no local falaram, então, para as pessoas: “sem filmar”, “filma não”. Após alguns momentos, Bolsonaro voltou atrás e “autorizou” a continuarem gravando, falando sobre o ocorrido: “Esse cara aí veio pra me provocar”.

“Deixa o cara à vontade ali e tudo certo. É o desespero dele”, diz o presidente.

O youtuber também fez críticas o candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva.

A CNN procurou Lula, Bolsonaro, as assessorias do Planalto, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o youtuber Wilker Leão para comentar o episódio desta quinta-feira e aguarda retorno.

Wilker Leão mantém um canal no YouTube desde 2020. Ele publica vídeos nos quais costuma provocar e questionar apoiadores do presidente no Alvorada sobre diversas questões da política nacional.

Em uma outra oportunidade, em abril deste ano, ele gravou com Bolsonaro, também entrando em discussão com o chefe do Executivo.