Cultura

Cavalhada reúne atletas e apreciadores do esporte em Palmeira dos Índios

Evento resgata cultura e história da modalidade

Por 7segundos 19/08/2022 16h04 - Atualizado em 19/08/2022 17h05
Cavalhada reúne atletas e apreciadores do esporte em Palmeira dos Índios
Cavalhada em Palmeira dos Indios - Foto: 7segundos

Palmeira dos Índios realiza nesta sexta-feira 19, um grande espetáculo esportivo e também cultural do município: a cavalhada.. A festa voltará a ser realizada também neste sábado (20), a partir das 14h, no Largo da Linha Férrea..


Além a valorização cultural, os populares estão felizes com o evento, que envolve além de cultura, costume e união dos atletas.” “Estou muito feliz em apoiar a realização da cavalhada em Palmeira , em mais um resgate esportivo e cultural do município. É importante propagar esse evento, a história e o valor simbólico da cavalhada. O nosso povo merece ter mais essa atração cultural, que remonta o século VI e a batalha religiosa ocorrida na Idade Média. Professora Cristina Moreira da Uneal.


Sobre a Cavalhada


As cavalhadas são representações teatrais com base na tradição europeia da Idade Média, as mais importantes cavalhadas do Brasil ocorrem na cidade de Pirenópolis, em Goiás. No século VI, Carlos Magno, um guerreiro cristão, batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa da região sul da França. A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França é o grande centro das cavalhadas.

Instituídas pela rainha Isabel, de Portugal, motivada por novos conflitos religiosos, as cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. A nobreza é representada por reis, príncipes, embaixadores, além de elementos folclóricos, todos muito bem fantasiados com roupas de época. Os outros personagens mascarados representam o povo.