Saúde

Equipe do Pet Amigo orienta tutores sobre o câncer de mama em gatas e cadelas

Os tutores devem estar atentos aos sinais que indicam a presença de tumores

Por 7segundos 19/10/2022 07h07
Equipe do Pet Amigo orienta tutores sobre o câncer de mama em gatas e cadelas
Anticoncepcionais injetáveis são o principal fator para o aparecimento de tumores. - Foto: 7segundos

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. Por isso, é importante aproveitar o mês da campanha Outubro Rosa para falar também com os tutores de pets.

“Os fatores que mais contribuem para o aparecimento dos tumores de mamas nas gatas e cadelas são fatores hormonais, principalmente nos animais que não são castrados e que os tutores optam pela utilização de anticoncepcionais injetáveis, as famosas " vacinas contra o cio".

A utilização deste produto pode aumentar em 90% a chance de aparecimento dos tumores. Por outro lado, a castração de gatas e cachorras no primeiro ano de vida reduz a possibilidade de doenças e ainda prolonga a vida desses bichinhos.

Os tutores devem estar atentos aos sinais que indicam a presença de tumores, como nódulos nas mamas, presença de pus e sangramento. Diante desse quadro um veterinário deve ser acionado para iniciar o tratamento, que geralmente envolve cirurgia.

Diante disto a equipe que compõe o Programa PET AMIGO, se coloca a disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre este tema.