Viral

Criança recorta dinheiro para lição de casa e apavora pais: 'Socorro!'

De acordo com ela, era necessário retirar as imagens de revistas ou jornais, mas seu filho recortou notas de 2, 10, 50 e 100 reais

Por UOL 10/11/2022 11h11 - Atualizado em 10/11/2022 11h11
Criança recorta dinheiro para lição de casa e apavora pais: 'Socorro!'
O tema do dever de casa era: "recorte e cole imagens de seres vivos que precisam de água para viver" - Foto: TikTok| @penteados.da_helo

Uma mãe ficou desesperada ao notar que seu filho recortou diversas cédulas de dinheiro para terminar o dever de casa, cujo tema era: "seres vivos que precisam de água para viver".

De acordo com ela, era necessário retirar as imagens de revistas ou jornais, mas seu filho recortou notas de 2, 10, 50 e 100 reais. "Socorro, Deus", disse a jovem.

Na última segunda-feira (7), ela publicou um vídeo contando a história no TikTok. O conteúdo conta com 966 mil visualizações e cerca de 69 mil curtidas.

As pessoas reagiram com ironia e brincadeira ao conteúdo. "Eu só queria ver a correção da professora", disse uma usuária. "Atividade de milhões" comentou outra. Entre os mais de 800 comentários, uma pessoa afirmou: "moça leva no banco, eles trocam. Demora uns dias, mas dá certo". 

O dinheiro perde o valor quando rasgado? 

De acordo com o Código Civil Brasileiro, quando o dinheiro sai do banco, não é mais propriedade do Tesouro Nacional e, assim, quando danificado, pode perder o valor.

O Banco Central afirma que, em alguns casos de danos como em cédulas rasgadas, manchadas, ou rabiscadas, é possível trocá-las. Por isso, colocam que é fundamental que o usuário conheça bem o numerário para saber como agir em cada situação. Cédulas cortadas, por exemplo, não têm valor, quando não apresentam um fragmento com mais da metade do seu tamanho original.

A instituição informa ainda que cédulas marcadas, como em caso de desenhos e inscrições, têm valor somente para depósito, pagamento ou troca na rede bancária. Então, os bancos devem recebê-las e trocá-las por seu valor integral ou aceitá-las em pagamentos e depósitos e depois devem ser destruídas.

Dessa forma, recomenda-se não riscar, rabiscar, escrever, grampear, amassar, rasgar, desenhar ou molhar as notas. Assim, haverá economia de gastos públicos e redução do impacto ambiental. Outras informações podem ser encontradas no site do Banco Central.