Geral

Exibição do filme que conta a história de Frei Damião levou centenas de pessoas ao Distrito de Canafístula

A noite começou com a recitação do santo terço e apresentação da Orquestra Municipal Graciliano Ramos, que relembrou cantorias entoadas nas santas missões

Por 7Segundos com assessoria 16/11/2022 11h11 - Atualizado em 16/11/2022 11h11
Exibição do filme que conta a história de Frei Damião levou centenas de pessoas ao Distrito de Canafístula
Exibição do filme em Palmeira - Foto: Assessoria

Simplicidade e humildade: eis o caminho da santidade. Uma vivência de amor e serviço que levou o Frei Capuchinho a construir uma história de fé. E tudo isso foi contado no longa-metragem “Frei Damião – O Santo do Nordeste”, durante exibição nesta terça-feira (15), no Distrito de Canafístula, fazendo parte das festividades de inauguração do primeiro Santuário dedicado a Frei Damião. A noite começou com a recitação do santo terço e apresentação da Orquestra Municipal Graciliano Ramos, que relembrou cantorias entoadas nas santas missões. Logo em seguida, a exibição do filme.

Fatos que ocorreram na história de Frei Damião foram contados por personagens que conviveram com o Frei. Dona Maria Helenilda veio do município de Maribondo para prestigiar mais essa noite de graça. “Estive com meus filhos na inauguração do Santuário e não poderia perder mais esta graça. Sou devota do Frei desde pequena e aprendi com meus pais o quanto é milagroso esse santinho do Nordeste”, disse dona Maria.

O filme é uma realização do Fabrica Estúdios e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e foi dirigido pela cineasta pernambucana Deby Brennad, produção de Pablo Lopes e Gerardo Lopes e roteiro de Nadezhda Bezerra.Kaline Ribeiro uma das produtoras do filme contou a emoção em produzir os bastidores da vida do Frei. “Para a gente é sempre uma emoção produzir filmes e fazer o Frei Damião foi de muita emoção. Espero que vocês consigam sentir a emoção e santidade que o Frei passava aos que os conhecia e, assim, manter viva a história e obra do Frei”, expressou a produtora.

O prefeito Júlio Cezar falou com entusiasmo sobre novos tempos para a região de Canafístula. “Hoje Canafístula está na agenda e na rota do turismo religioso. É inegável esta vocação natural da comunidade, que sem ter nenhuma estrutura já reunia milhares de fiéis todos os anos. A prefeitura está fazendo um trabalho para garantir maior infraestrutura, principalmente para quem chega. Agora é o santuário de Frei Damião, o primeiro de Alagoas , que recebe pessoas de todas as idades, porque nada é mais forte só que a fé das pessoas. Por isso, Canafístula está sendo transformada em terra santa, como sempre foi”, afirmou o prefeito.

Júlio Cezar disse ainda: “É importante a comunidade está preparada para as mudanças que estão por vir. Precisamos acolher bem, precisamos de mais infraestrutura no comércio, chamo aqui os empresários e investidores e Palmeira abre as portas para que venham investir aqui em bares, restaurantes, pousadas, lojas de artigos religiosos, da fitinha à vela. Canafístula será a nova Aparecida Brasileira e, quem sabe, a nova Juazeiro. E esta iniciativa da prefeitura, junto com a diocese e a igreja do Rosário, será de fundamental importância para consolidar o turismo religioso em Palmeira dos Índios”, finalizou o prefeito.