Cidades

Prefeitura entregará poços artesianos às comunidades rurais de Palmeira dos Índios

Por 7segundos 02/03/2023 07h07
Prefeitura entregará poços artesianos às comunidades rurais de Palmeira dos Índios
Os moradores de Monte Alto já comemoram a instalação do poço na comunidade. - Foto: Assessoria

O governo Júlio Cezar está sempre preocupado em melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural, principalmente durante o verão. Por isso, para minimizar os efeitos da estiagem, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, entregará nos próximos dias vários poços artesianos para as regiões que mais sofrem neste período. A prefeitura recuperou dezenas de poços que estavam em manutenção, e implantou dessalinizadores. Além disso, a Operação Pipa Mais Água Agricultor segue com o abastecimento de água potável nas cisternas em mais de 60 povoados.

Os moradores de Monte Alto já comemoram a instalação do poço na comunidade. “Estamos muito felizes porque sempre quisemos um poço para atender às necessidades de todos mas nunca fomos ouvidos. Agora, temos água e agradeço ao prefeito Júlio e ao secretário Flávio por isso”, falou Júnior Moreno.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, mais de 160 poços foram instalados no município desde o início da gestão, em 2017. “Vamos perfurar mais 15, que atenderão as aldeias indígenas e outras comunidades, além dos dessalinizadores que já estamos implantando no Amaro, Boa Vista do Tomé e onde mais for preciso para que a água seja de qualidade. Em Caldeirão de Cima, o poço dá mais de 20 mil litros de água por hora, mas como a água é salobra precisa ser dessalinizada, disse Flávio Emílio.

O prefeito Júlio Cezar destacou a importância dos sistemas simplificados de abastecimento de água para as comunidades rurais. “Com recursos próprios, temos conseguido consertar os poços artesianos, colocar bombas e instalar outros, além de implantar os dessalinizadores. Esses sistemas ajudam muito os moradores da zona rural, principalmente os que sofrem muito com este período da estiagem. Mas nós vamos fazer tudo para que eles possam passar esta fase mais tranquilos”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.