Saúde

Cães recebem coleiras com inseticida para prevenir a leishmaniose em Palmeira dos Índios

O município foi o primeiro do estado de Alagoas a receber o treinamento

Por Assessoria 03/04/2023 16h04
Cães recebem coleiras com inseticida para prevenir a leishmaniose em Palmeira dos Índios
O objetivo é encoleirar, aproximadamente, 1.200 cães - Foto: Assessoria

Mais um dia marcante para a Saúde Pública de Palmeira dos Índios, principalmente a saúde humana e ambiental. Nesta terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará recebendo as primeiras coleiras que previnem a leishmaniose. O município foi o primeiro do estado de Alagoas a receber o treinamento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), e é uma campanha em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo é encoleirar, aproximadamente, 1.200 cães que ainda serão testados para leishmaniose visceral canina, através de coleta de sangue e exames. Na visita, o animal receberá a coleira repelente, e o tutor, as devidas orientações. As coleiras carregam 4% do inseticida deltametrina.

“A introdução destas coleiras é mais uma ferramenta que teremos para controlar os casos, que acometem caninos e humanos. O nosso foco principal é minimizar a incidência, pois sabemos que é uma doença que, se não for logo diagnosticada, pode ser fatal. Os cães são reservatórios e, por isso, a introdução das coleiras se dá justamente neles, para que possamos evitar que o mosquito transmita para o homem”, explicou o coordenador do Setor de Zoonoses da SMS Paulo Wianês.