Polícia

Cadáver encontrado em residência de Palmeira dos Índios é identificado após exame

Apresentação da documentação odontológica pela família foi essencial para esta identificação do corpo

Por 7Segundos com Assessoria 04/04/2023 13h01
Cadáver encontrado em residência de Palmeira dos Índios é identificado após exame
Cadáver encontrado em residência de Palmeira dos Índios é identificado após exame - Foto: Reprodução

A Polícia Cientifica de Alagoas conseguiu identificar oficialmente o cadáver encontrado no interior de uma residência, no município de Palmeira dos Índios. O corpo não apresentava sinais de violência e estava em estado avançado de decomposição, sendo necessária a aplicação do protocolo de identificação humana para ser liberado.

O exame foi realizado pelo Departamento de Identificação Humana do IML Estácio de Lima, em um trabalho conjunto com o IML de Arapiraca. A vítima foi identificada como Paulo Roberto Correia do Amaral, alagoano, solteiro, de 38 anos.

A perita odontolegista Ana Paula Nemésio, chefe do departamento, explicou que na tarde de ontem (03), o diretor do IML de Arapiraca, médico legista Silvio Nunes, entrou em contato com a equipe, solicitando o exame odontolegal da vítima, uma vez que o exame de necropapiloscopia teve resultado inviabilizado. Como a família apresentou uma radiografia panorâmica e respectivo laudo em nome do senhor Paulo Roberto, o corpo foi então trazido do IML de Arapiraca para ser examinado no IML de Maceió.

“De acordo com o exame realizado nos arcos dentários e após comparação com os dados disponíveis na radiografia panorâmica, encontramos todas as coincidências necessárias para estabelecer a identificação odontolegal positiva, por meio de tratamentos odontológicos realizados e também pela presença de um dente do siso com alteração de tamanho e forma. A apresentação da documentação odontológica pela família foi essencial para esta Identificação, uma vez que o estado avançado de decomposição do corpo inviabilizou uma possível identificação pelas impressões digitais”, esclareceu a odontolegista.

Segundo o registro da ocorrência, policiais militares pertencentes ao 10º BPM foram acionados para averiguar um achado cadavérico em uma residência no bairro Jardim Brasil. Ao chegar ao local, o irmão da vítima relatou que o irmão tinha diabetes e outros problemas de saúde, e estava sem notícias há 5 dias. Por isso, teria ido até a casa dele, quando encontrou o cadáver.

A identificação oficial realizada pelo IML se faz necessária para a emissão da declaração de óbito da vítima. Prevista na legislação do país, além de comprovar a morte de uma pessoa, o documento dará segurança jurídica à família, sendo utilizado para iniciar e dar andamento a toda parte burocrática, desde o sepultamento até o encerramento de contas bancárias, fim de vínculo empregatício e inventário, dentre outras situações.