Educação

Prefeitura de Palmeira dos Índios implantará aulas de Karatê para alunos da rede municipal

Projeto Formando Campeões no Tatame e na Vida incentiva prática de atividades físicas

Por Assessoria 12/04/2023 17h05
Prefeitura de Palmeira dos Índios implantará aulas de Karatê para alunos da rede municipal
Projeto “Formando Campeões no Tatame e na Vida.” - Foto: Divulgação

Visando a prática de atividades esportivas e uma maior convivência e fortalecimento de vínculos, a Secretaria Municipal de Educação se prepara para implantar aulas de Karatê nas escolas municipais, por meio dos projeto “Formando Campeões no Tatame e na Vida.” O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas entre os estudantes e oferecer uma opção diferente e saudável para o currículo escolar.

Com a implantação das aulas de Karatê, a Secretaria Municipal de Educação espera contribuir para a formação integral dos estudantes, promovendo hábitos saudáveis e valores importantes para vida pessoal e social.

O karatê é uma arte marcial que envolve técnicas de defesa e ataque utilizando o próprio corpo. Além de ser uma ótima atividade física, a prática do karatê ajuda na autoestima, coordenação motora, concentração e disciplina. As aulas serão ministradas por professores capacitados e terão início logo após as inscrições que serão realizadas nas escolas. A divulgação junto às escolas começaram nesta terça-feira (11), com visita às instituições e apresentação do projeto esportivo.

O professor Jaime Oliveira, faixa preta de Karatê, falou do projeto como forma de ocupar o tempo de crianças e jovens, ociosos no contraturno escolar. “Crianças e jovens, na maioria das vezes, buscam diversão num ímpeto de aventura, se envolvendo muitas vezes com a marginalidade. Vamos aproveitar a vinda do professor Luís Huaman Maldonado, com sua experiência de 15 anos nas escolas primárias e secundárias do Peru, e realizar um trabalho que vai trazer um grande impacto positivo no aspecto social, escolar e turístico em Palmeira dos Índios”, afirmou o professor.

Além disso, sabe-se que a prática de artes marciais traz diversos benefícios para a saúde e para o desenvolvimento pessoal, como a melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da confiança, da disciplina e do respeito ao próximo.

De acordo com o secretário de Educação Cristiano Ramos, as aulas serão ministradas por professores capacitados e acontecerão após o horário regular de aulas. As atividades serão direcionadas para alunos da rede Municipal da Educação. “A partir desta terça-feira dia 11 de Março, estaremos cumprindo um cronograma de visitas às escolas para apresentar a novidade à comunidade escolar. Vamos avaliar a receptividade por parte dos alunos para darmos início às inscrições e às atividades”, explicou o secretário.