Utilidade Pública

Servidores do Sesc e Senac de Palmeira dos Índios pedem apoio contra repasse de verba para Embratur

Projeto de lei prevê a transferência de 5% da verba do Sistema S

Por 7Segundos 16/05/2023 15h03 - Atualizado em 16/05/2023 15h03
Servidores do Sesc e Senac de Palmeira dos Índios pedem apoio contra repasse de verba para Embratur
Campanha #eusousesc #eusousenac - Foto: Reprodução/Internet

Os servidores do Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Alagoas, aderiram a campanha da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) contra o repasse de 5% da verba federal destina a esses órgãos para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).


O projeto de lei de convenção (PLV) 09/2023, relatado pelo deputado José Guimarães (PT-CE) tramita no Senado e já foi aprovado pelos deputados federais em Brasília. Além do repasse, a PLV prevê que  dinheiro será usado para promover o turismo internacional no Brasil.

 O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é quem está pedindo mais orçamento ao órgão. Ele alega que o valor pedido de  R$447 milhões é baixo e não é nada comparado a receita anual so Sistema S. "O Sesc-Senac têm de receita, os dois juntos, R$ 9 bilhões por ano”, afirmou o presidente em entrevista para o jornal Correio Braziliense publicada no último domingo (14).


A CNC alega que a redução no orçamento pode causar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac de 100 unidade em diversas cidades brasileiras. "Vários alunos e dependentes dos serviços irão ser prejudicados. Serviços esses gratuitos, ou preços baixos, já para ajudar toda a população necessitada.", afirmou David Ferro, servidor do Sesc em Palmeira dos Índios, no agreste de Alagoas.


A confederação então lançou uma campanha nacional com o slogan #eusousesc #eusousenac em que a entidade pede a população que assine uma petição pública com o intuito de sensibilizar os senadores para vetarem os artigos 11 e 12 do PLV 09/2023, que definem a transferência de 5% das verbas que seriam destinadas ao Sesc e Senac para a Embratur.


A petição pública está disponível no lik https://peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR131846
A assinatura é gratuita e aberta para todos.