Educação

No ano em que completa 30 anos, Campus Palmeira dos Índios forma seu primeiro Engenheiro Eletricista

Italo Matheus Cavalcante Dantas colou grau no dia 8 de maio

Por Assessoria do IFAL 18/05/2023 15h03
No ano em que completa 30 anos, Campus Palmeira dos Índios forma seu primeiro Engenheiro Eletricista
Italo Matheus e representantes do IFAL Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução/Assessoria

No ano em que completa 30 anos, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Palmeira dos Índios tem mais um motivo para comemorar, o dia 8 de maio marca o término de um ciclo para o aluno Italo Matheus Cavalcante Dantas, primeiro a se formar Engenheiro Eletricista em uma Instituição pública do Estado de Alagoas.

A solenidade de colação de grau ocorreu na sala da Direção-Geral do campus e representou também o início de uma nova jornada para Italo, que, ainda aluno, foi aprovado no concurso para professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

O momento contou com a presença do diretor-geral do Campus Palmeira, Roberto Fernandes; do diretor de ensino, Israel Crescencio; do chefe de Departamento de Ensino Superior, Rodolfo Santos; do ex-coordenador do curso, Tiago Sousa; e do professor convidado, Cícero Barros da Rocha; além de Fátima Conceição, da Coordenação de Registro Acadêmico.

Durante a colação, em seu discurso, o diretor do Campus Palmeira dos Índios, professor Roberto Fernandes, falou da importância que o curso de Engenharia Elétrica representa para a sociedade: "O curso é o primeiro do estado da rede pública de educação. Antes, o estudante que desejasse formar-se engenheiro eletricista teria que prestar Enem para a universidades de outros estados como Paraíba e Pernambuco. Hoje, ele presta Enem para o Ifal, cujo nível de excelência se equipara a grandes universidades”.

O professor Tiago Sousa, orientador do discente Ítalo e partícipe ativo da criação do curso, conta: “Vi o Ítalo crescer em maturidade nesses cinco anos, o garoto inseguro, com medo de errar, que não queria sair de Palmeira dos Índios hoje está muito mais seguro de si, formado engenheiro e vai embora da cidade para assumir um concurso público em outro estado”.

Processo de Implantação

A ideia de implantar o curso de Engenharia Elétrica é antiga no campus. Os professores Wilson Mendes e Carlos Guedes perceberam a necessidade e a demanda por esse curso no estado. Com o passar dos anos e com o progresso dos cursos técnicos integrados, a ideia foi sendo amadurecida. Em 2017, os professores Gregory Arthur, Márcio Azevedo, Pablo Vilar e Tiago Sousa apresentaram o projeto na Reitoria do Instituto, que prestou o apoio e orientação necessárias para que o curso fosse instaurado na Instituição de ensino.

O professor Tiago Sousa também relembrou o processo percorrido até a implantação do curso no Ifal Palmeira dos Índios. “Vi o curso crescer em maturidade. Em menos de cinco anos temos alunos trabalhando na área, temos Centro Acadêmico, Empresa Júnior, Grupo de Pesquisa e conceito 4 no MEC, e para quem ainda tinha dúvidas da qualidade e maturidade do curso, o nosso aluno Ítalo conquista aprovação em concurso público disputando com mestres e doutores. É um orgulho e uma honra fazer parte de ambas essas histórias.” Explicou.