Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerra nesta quarta (31) em Palmeira dos Índios

Além de levar à hospitalização, a Influenza pode provocar o óbito

Por 7segundos 31/05/2023 08h08
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerra nesta quarta (31) em Palmeira dos Índios
Iniciada no último dia 12 de abril em Palmeira, a campanha de vacinação contra a Influenza será encerrada nesta quarta-feira (31). - Foto: 7segundos

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerra nesta quarta-feira (31), em Palmeira dos Índios. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), informa que a vacina ainda está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A campanha teve inicio no dia 12 de abril. 

Para se vacinar, é só ir a qualquer posto de saúde da cidade de 8h até 12h.

Vacinação no estado 

Faltando apenas um dia para encerrar o prazo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um apelo aos alagoanos maiores de 18 anos que ainda não se imunizaram para que compareçam aos postos de vacinação mais próximos de suas residências e se protejam.


Isso porque, além de levar à hospitalização, a Influenza pode provocar o óbito. A prova é que, este ano, conforme o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil (SIM), já foram registrados 203 casos da doença no Estado e cinco óbitos, sendo dois de pessoas residentes em Maceió, um de Limoeiro de Anadia, um de Marechal Deodoro e um de São José da Laje.

Mesmo diante da gravidade da doença, até a tarde desta segunda-feira (29) apenas 49,15% do público-alvo preconizado pelo Ministério se imunizou, o que equivale a 574.582 pessoas das 1.219.186 previstas. Isso significa que 40,85% das pessoas não compareceram aos postos de vacinação, uma vez que a meta mínima estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) corresponde a 90%.

Quando analisada a cobertura vacinal por público-alvo, 50,90% das gestantes foram vacinadas contra a Influenza, 51,89% dos idosos e 40,52% das puérperas. Ainda com relação à análise vacinal, 47,22% dos trabalhadores da saúde se vacinaram; 63,86% dos professores; 43,46% das crianças e 33,55% dos indígenas.