Cidades

SEMUDH de Palmeira lança Campanha ‘São João é Bão! Violência Contra a Mulher NÃO!’ na segunda (12)

Só no primeiro semestre de 2023 já foram registrados 45 denúncias

Por Assessoria 07/06/2023 14h02
SEMUDH de Palmeira lança Campanha ‘São João é Bão! Violência Contra a Mulher NÃO!’ na segunda (12)
Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres - Foto: Reprodução/Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (SEMUDH), lança a Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres nesta segunda-feira (12), no primeiro dia de festejo do São João do Povo 2023. A campanha educativa tem como tema “São João é Bão, Violência Contra Mulher NÃO”, que busca prevenir a violência contra a mulher durante as festas juninas.

Especialmente neste período, surgem as preocupações com o assédio sexual sofrido pelas mulheres durante as festividades por ser um mês recheado de atrações culturais para toda a população palmeirense. Neste sentido, a Semudh tem ampliado as ações efetivas de combate a todos os tipos de violência contra as mulheres. Entre as atividades, está a distribuição de materiais informativos, como panfletos, com foco na prevenção e denúncia de crimes de importunação sexual e de leis que as punam, além de canais de amparo à vítima, nos pontos onde serão realizadas as festividades juninas.

A campanha é um alerta contra a violência e traz como mensagem a importância do respeito às mulheres. A gestão desenvolve uma política de garantia de direitos para serem levados para todas as mulheres. Durante o ano de 2022 foram registrados, em média, 100 atendimentos no Centro Especializado de Atendimento a Mulher. O número pode ser pequeno, pois as subnotificações existem, ou seja, muitas mulheres não denunciam. No primeiro semestre de 2023 já foram registrados 45.

De acordo com a Ouvidoria Municipal em 2022, Palmeira estava em 4ª posição como o município com maior notificação e no ano de 2023 subiu para 10ª. “Por isso, precisamos mudar esses números e há a importância em informar a sociedade, em geral, que não devemos nos calar diante de qualquer violência. As campanhas desenvolvidas pela SEMUDH servem para que possamos intervir nesta realidade de violência. Vamos aproveitar o São João do Povo com muito forró e, acima de tudo, com respeito às mulheres”, destacou a Secretária Flávia Tavares.

Em casos de violência sexual, ou qualquer tipo de violência, a vítima pode ligar para:

• Polícia Militar / Fone: 190

• Central de Atendimento à Mulher / Fone: 180

• Centro Especializado de Atendimento a Mulher / Fone: 99625-5377

• Patrulha Maria da Penha